O que acontece se o mosquito picar uma grávida?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Se você está grávida, deve se proteger de picadas de mosquitos, principalmente devido ao risco de doenças virais transmitidas por eles, como dengue, zika ou chikungunya. Veja a seguir informações simples para ajudar a manter os insetos longe de você e de sua família.

Comprovado - Vírus da Zika É Mais Perigoso Nos 3 Primeiros Meses da Gestação.

A microcefalia não é uma condição comum. Os sistemas públicos de vigilância de malformações congênitas estimam que a ocorrência de microcefalia varie de 2 a 12 em cada 10.000 nascidos vivos nos Estados Unidos.

Diagnóstico laboratorial
Pode ser realizado PCR para detecção do RNA viral em amostra de sangue ou soro até sete dias após o início dos sintomas. Após esse período pode ser realizado exame sorológico para Zika e para Dengue (principal diagnóstico diferencial).

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Compressas com farinha de aveia umedecida; Uso de ervas calmantes como camomila, valeriana e tília; As ervas devem ser fervidas e, logo, resfriadas antes do uso. É preciso também observar se a pele já está machucada ou irritada antes de aplicar produtos que possam causar ardência.

Pesquisadores desvendam como a infecção por zika na gestação pode afetar o cérebro do bebê A infecção da gestante pelo vírus zika pode resultar em graves defeitos na formação do feto.

Produtos saneantes repelentes e inseticidas podem ser utilizados em ambientes frequentados por gestantes desde que estejam devidamente registrados na ANVISA e que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo.

Os sintomas mais comuns incluem febre baixa ou erupção cutânea (exantema), que aparecem alguns dias após a picada do mosquito infectado. Embora muitas pessoas com o vírus não apresentem sintomas, outras podem sofrer também de conjuntivite, dores musculares e articulares e cansaço.

O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação através do exame de ultrassom morfológico, mas também pode ser feito depois do nascimento do bebê, através da medição do tamanho da cabeça da criança.

Utilize, sempre que possível, roupas de manga comprida e calças para diminuir a área do corpo que pode ter contato com o mosquito. Em dias quentes, utilize panos leves; Cuide sempre da sua casa, evitando acúmulo de água parada.

Em quase metade dos natimortos, a causa direta da morte do bebê não pode ser estabelecida. Cerca de 10% dos natimortos têm algum tipo de anormalidade e outras possíveis causas incluem problemas com a saúde da mãe ou problemas com a placenta, que permite o fornecimento de sangue da mãe ao bebê.

Exames genéticos para investigar a origem da malformação fetal. Havendo sinais de malformação fetal, exames genéticos poderão ser indicados para pesquisar alterações desta natureza. Como o cariótipo fetal, realizado por meio de testes invasivos, como a Amniocentese e a Biópsia de vilo coriônico.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.

O diagnóstico do bebê com microcefalia pode ser feito ainda durante a gestação. Por meio de ultrassonografia e de um pré-natal bem-feito, o médico consegue medir o crânio do feto e diagnosticar se o órgão está menor do que o esperado. Infelizmente, não há cura para a microcefalia.

A suspeita decorria do fato de que parte das mulheres que tiveram bebês com microcefalia apresentou manchas na pele, febre e muita coceira no corpo durante a gravidez.

Pessoas com a doença causada pelo vírus zika podem apresentar sintomas como febre baixa, erupção cutânea, conjuntivite, dores musculares e articulares, mal-estar ou dor de cabeça. Esses sintomas geralmente duram de 2 a 7 dias.