O que acontece se o lençol freático por contaminado?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

“As consequências destas práticas têm impacto direto na qualidade da água que chega ao consumidor e, consequentemente, na saúde pública. A contaminação dos mananciais favorece a transmissão doenças como hepatite, cólera e leptospirose, pela água”, afirma Dânia.

As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...

Atividades agrícolas, domésticas e industriais geram resíduos que, se descartados de maneira inadequada, comprometem os recursos hídricos. No caso da atividade agrícola, a poluição ocorre pelo uso de pesticidas e de fertilizantes químicos, que podem se infiltrar no solo, com risco de alcançarem o lençol freático.

Os principais poluentes da água incluem bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível muitas vezes.

Na agricultura, os fertilizantes, os pesticidas, herbicidas e inseticidas usados no combate as pragas, quando usados de forma indevida, acabam sendo arrastados para os rios com as chuvas. Os contatos desses poluentes com o solo ou com a água podem contaminar os lençóis freáticos.

Separamos algumas na lista a seguir:

  1. ler e seguir as recomendações do rótulo;
  2. não realizar compra de agrotóxico sem receita agronômica;
  3. não reutilizar embalagens para outros fins;
  4. nunca carregar ou armazenar os produtos próximos à água potável e alimentos.

Os agrotóxicos se esvaem pelos rios, impregnam o solo e alcançam às águas subterrâneas. Nesse caso, rios e lagos podem entrar em contato com o produto mediante o lançamento intencional e por escoamento superficial a partir de locais onde o uso de agrotóxicos é realizado.

Nos locais desmatados, a água bate no solo e escoa para os rios, uma pequena parte dela penetra no solo. O resultado é que a água da chuva, além de não abastecer nascentes e nem o subterrâneo, ainda escoa para os rios levando terra e resíduos sólidos, que causam o assoreamento.

A poluição causa a degradação do ambiente, afetando os organismos que ali vivem, além de desencadear problemas econômicos, já que diversas atividades dependem de um meio ambiente equilibrado para que possam ser desenvolvidas.

São exemplos de tipos de poluição da água: poluição térmica, poluição química, poluição biológica e poluição sedimentar. Suas consequências envolvem graves prejuízos ao meio ambiente terrestre e à saúde da população humana.

1000 metros

Saiba o que é lençol freático
Ou seja, é a denominação para reservatórios naturais de água que estão no subterrâneo da Terra. A profundidade, de forma orgânica, pode chegar a 1000 metros de profundidade.

Quando o chorume começa a contaminar um lençol freático ou solo, ele vai contaminar espécies animais e vegetais. Com a flora comprometida, a fauna associada fica comprometida também. Isso pode trazer problemas inclusive para a captação de água vinda do lençol freático contaminado.

Ao contrário dos poços freáticos tubulares, que são abastecidos apenas com água do lençol freático, os artesianos captam a água armazenada dentro ou abaixo da camada rochosa. Dependendo das características do subsolo, os poços artesianos podem ser classificados como não-revestidos e revestidos.

Outra forma de ação humana que ocasiona massiva poluição do solo e dos lençóis freáticos é o despejo inadequado de esgoto doméstico no ambiente, assim como de águas residuárias de criação de animais de de agroindústrias.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde. Esses contaminantes provocam envenenamento, desencadeiam danos ao sistema nervoso, fígado e rins e podem provocar até mesmo câncer.