O que acontece se o goleiro pegar a bola com a mão fora da área?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Fora da sua própria área penal, o goleiro está sujeito às mesmas restrições que os demais jogadores para tocar a bola com as mãos. Se o goleiro tocar a bola com sua mão dentro de sua área penal sem estar autorizado a fazê-lo, será marcado um tiro livre indireto, porém não haverá punição disciplinar.

Aos árbitros cabem interpretar se houve um recuo INTENCIONAL ou ACIDENTAL. Quando o recuo for INTENCIONAL, deverá ser marcada a infração, caso o goleiro toque a bola com as mãos. Quando o recuo for ACIDENTAL, não haverá infração se o goleiro pegar a bola com as mãos dentro da sua área.

Quando o goleiro tem a posse de bola, se um jogador tentar pegá-la cometerá infração.” Fora o texto acima, será infração ou falta no goleiro assim como em outros jogadores: receber uma carga, um pontapé, calço, ser agarrado ou empurrado, sofrer jogo perigoso entre as outras infrações previstas nas regras.

Com as necessidade de se ter acessório para a posição de goleiro no futebol, surgiu a necessidade de uma proteção para as mãos dos goleiros, já que o matéria da bola erra muito duro, escorregadio e machucava as mãos. Assim, em 1934, Karl Reusch, criou luvas adaptadas para o goleiro utilizar.

ESPARADRAPO NOS DEDOS _ Lesões nos dedos são comuns em goleiros, jogadores de vôlei, basquete e handebol porque há muitas articulações e ossos na mão. O fisiologista da Unifesp conta que a imobilização com esparadrapo dá sustentação ao movimento e aumenta a precisão.

Isso porque não existe o famoso "último homem” na regra. A regra fala em oportunidade clara de gol e, para isso, avalia quatro pontos fundamentais para a tomada de decisão por um cartão vermelho: distância da meta, direção, adversários (posicionamento e quantidade) e controle ou possível controle da bola.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

Uma única coisa deve ser levada em consideração para isso: o goleiro não pode sair do gol com a bola dominada, isso significa que ele pode receber a bola de seus jogadores fora da área, mas não pode sair da área com ela em sua posse. Caso ele defenda uma bola e ela saia da área, ele pode pegá-la, sem maiores problemas.

EM 1992 ACONTECEU UMA ALTERAÇÃO NA REGRA DO FUTEBOL QUE MUDOU DE FORMA SUBSTANCIAL UMA DAS POSIÇÕES DO JOGO. O GOLEIRO PASSOU A NÃO PODER MAIS RECEBER COM AS MÃOS RECUOS FEITOS COM OS PÉS POR JOGADORES DO PRÓPRIO TIME.

No recuo de bola deliberado com os pés, o goleiro comete a infração se a segurar, mas quando um jogador tenta burlar a regra, como no vídeo, ou levantando a bola com os pés e tocando de cabeça, joelho, ombro para seu goleiro, mesmo que este não pegue com as mãos, a infração é cometida pelo jogador.

A evolução do futebol tem feito com que goleiros com menos de 1,80m sejam cada vez mais raros. Vários arqueiros “baixinhos” marcaram época em Copas do Mundo, no entanto: Ladislao Mazurkiewicz, René Higuita e Jorge Campos são exemplos disso.

Nos exemplos citados acima, podemos concluir, de acordo com a passagem da regra, que não existe infração por estar na frente do goleiro ou passar na frente dele, até porque a bola estará em jogo.

Há anos, jogadores passaram a tomar essa medida para evitar que os cobradores chutem rasteiro, com a bola passando por baixo dos jogadores que estão na barreira e costumam pular para bloquear um chute pelo alto.

Sempre lavar suas luvas após o uso. Como lavar suas luvas: Adicione detergente neutro em um recipiente com água e coloque-as de molho durante 5 minutos. Aplique detergente nas áreas que deseja limpar no dorso da luva, inicie a limpeza utilizando os dedos e faça o mesmo com a palma.

Vale até um bonezinho. Apesar de nos tempos atuais ser cada vez mais raro, está na regra: os goleiros podem usar boné para que consigam ter uma visão melhor em partidas com muito sol.

» Sempre que for utilizar as luvas, você deve umedecer as palmas cerca de 2horas antes de cada partida para melhorar ainda mais a aderência do látex. Durante os jogos, umedeça a palma caso o clima esteja muito quente.

Moda entre os jogadores de futebol e outros atletas há alguns anos, o dilatador nasal -uma fita adesiva que, ao ser colocada no dorso do nariz, abre as narinas e permite maior fluxo de ar- só ajuda na prática de exercícios físicos em casos específicos.

É muito importante que o guarda-redes seja capaz de sentir a bola debaixo dos seus dedos para ter um melhor controlo sobre ela. Nestas jogadas, a utilização de luvas não teria o mesmo efeito, pelo menos na maioria.

Com a aplicação da fita, a sensação dos tenistas é de mais consistência muscular, o que teoricamente, pode contribuir com uma melhora no desempenho. Além disso, os jogadores relatam se sentirem mais confiantes em seus movimentos.

O que muitos atletas, comissões técnicas e torcedores desconhecem é que a expressão verbal - palavra “deixa” - caracteriza-se uma infração pessoal somente quando há dois jogadores, de times adversários, disputando o mesmo lance, e um desses jogadores, usando palavra “deixa” ou similar, tenta ludibriar o adversário.