O que acontece se o exame toxicológico der positivo na nova lei?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4 / 5 2 votos

Primeiro de tudo é importante saber que em caso de exame toxicológico positivo, o motorista fica impedido de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.

A exigência será justamente apresentar um exame a cada dois anos e meio, com um prazo de tolerância de 30 dias após o vencimento do último exame.

Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (30) a Medida Provisória (MP) 1.153/2022, que suspende até 2025 a aplicação de multa para motorista profissional que não realizar o exame toxicológico previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997).

É possível burlar o exame toxicológico? Não é possível burlar o exame toxicológico, devido ao fato de ser justamente um dos métodos mais seguros para detectar drogas consumidas em um período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (cabelos ou pelos).

Quanto tempo as drogas ficam no sangue? O exame toxicológico de sangue é feito para identificar drogas que foram usadas há pouco tempo. Com ele, é possível analisar esse uso de 3 horas a 48 horas, salvo exceção da maconha, que pode ser detectada pelo período de 14 dias.

Falso-positivo é o resultado de teste que acusa incorretamente a presença de drogas de abuso ou álcool em uma amostra. Um resultado falso-positivo pode ser ocorrer por contaminação externa ou até pela utilização de certos produtos para os cabelos.

Opiáceos: Morfina, 6-acetilmorfina, 6-Acetilcodeína, Codeína, Dihidrocodeína e, Heroína (diacetilmorfina); Opióides: Oxicodona, Fentanil e Petidina; Hipnóticos e Sedativos: Zopiclone e Zolpidem; LSD, Metadona, PCP (Fenciclidina), Tramadol, Quetamina e Norquetamina.

O Exame toxicológico consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da coleta de cabelos. Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).

Qual é o momento de renovar o exame toxicológico? Após o prazo de 2 anos e 6 meses, motoristas de até 70 anos precisam renovar o exame toxicológico.

O exame também foi incluído na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 68, segundo a qual o exame toxicológico será exigido previamente à admissão e por ocasião do desligamento dos motoristas profissionais pelas empresas.

O único jeito comprovado de passar em um exame toxicológico é parar de usar drogas, principalmente se você estiver dentro do prazo para o teste. Em alguns casos, você pode saber com antecedência quando o exame acontecerá.

Precisa fazer o exame toxicológico do Detran os motoristas profissionais das categorias C, D ou E. A regra consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2016. O exame também é necessário quando há a adição ou mudança de categorias ou na reabilitação e renovação da CNH para as categorias C,D e E.

Basta checar no site o laboratório mais próximo da sua residência.

Não é possível tirar a droga do cabelo, tendo em vista que, uma vez utilizada, ela estará presente na queratina (cabelos). Por essa razão, mesmo que a pessoa faça o consumo da droga uma única vez, ainda sim é possível identificar a substância em um período de 90 dias (para cabelos) a 180 dias (para pelos do corpo).

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

É uma droga consumida de forma a ser inalada (cheirada) ou injetada, e seus derivados por forma de fumo, todos esses podem viciar a partir do primeiro uso e gerar o efeito de “fissura” nas pessoas.

Quanto tempo dura o efeito da cocaína? Quando a cocaína é aspirada, o efeito costuma demorar 10 minutos para acontecer e dura por volta de 30. Já quando é injetada, a sensação de euforia é quase imediata, pois entra diretamente na corrente sanguínea. Portanto, o usuário tende a usar cada vez mais.

O que fazer quando o exame toxicológico dá positivo? Caso o resultado do teste dê positivo, o motorista precisa aguardar o prazo de 90 dias (3 meses) para realizar um novo exame.