O que acontece se o cachorro não cruzar?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Se você ouviu o mito de que cães adoecem se não cruzarem, saiba que isso é a maior mentira de todas, inclusive é comum que na natureza muitos lobos, ancestrais dos cães, nunca cruzem. Seu cão não vai ficar doente se não cruzar, muito pelo contrário, como falamos acima, ele pode ficar doente em uma cruza irresponsável.

Aliás, muito diferente do que é dito por aí - que cadelas e gatas precisam cruzar pelo menos uma vez para que não desenvolvam doenças -, vários estudos apontam que se fizermos a castração das fêmeas antes do primeiro cio a chance de elas desenvolverem câncer de mama reduz em mais de 70%.

Quantas vezes a cadela cruza durante o cio? Bem, agora que você viu que não existe um número definido sobre quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar, destacamos que, durante a fase de estro, a cadela pode aceitar a cópula diversas vezes, aumentando consideravelmente as chances de engravidar.

A fêmea, por sua vez, tem uma região chamada anel fibromuscular com um tamanho menor em comparação ao bulbo do macho. Quando o pênis do macho está ereto, esse anel impede que ele saia e, assim, os órgãos genitais de ambos os pets se encaixam e eles ficam grudados um ao outro para aumentar as chances de fecundação.

O ideal, portanto, é parar de cruzar o bichinho quando ele estiver próximo dos dez anos de idade. Algumas pessoas acreditam que certas raças pequenas não devam ser cruzadas após os sete anos de idade, ao passo que outras raças podem ser cruzadas até os 12 anos.

Uma dica para dar certo a cruza dos cachorros é fazer com que eles se conheçam antes da cruza. Isso mesmo: faça a apresentação dos cães antes do cio acontecer. A probabilidade de o macho e da fêmea não se estranharem é grande quando for realizar a cruza. Afinal, os feromônios já serão reconhecidos.

Principais sinais de que houve a cruza e a cadela pegou cria:

  1. Odor específico. ...
  2. Lambidas. ...
  3. Apetite alterado. ...
  4. Inchaço dos mamilos. ...
  5. Alteração no comportamento.

O ato pode ser prejudicial para os dois cães, pois o cão castrado que cruza pode sofrer com lesões na região dos órgãos reprodutivos e do sistema de locomoção. Além disso, também existe o risco da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.

Coloque spray de mentol no rabo da cadela.
Vick VapoRub ou outro spray de mentol são ótimas opções, pois podem disfarçar o cheiro da cadela durante o cio. Passe o spray várias vezes por dia para manter o cachorro calmo quando estiver na mesma casa ou local da fêmea.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina. Por isso, não é nada aconselhável acasalar cachorro com outro da mesma família, seja com irmão, mãe, pai ou filhote. O mesmo vale quando pensamos em cães de diferentes ninhadas que vieram da mesma mãe.

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

Como eles possuem olfato aguçado, ao cheirar os órgãos sexuais do ser humano, os cães reúnem informações como sexo, idade, saúde e humor daquele indivíduo, e também uma carga de informações sexuais, como se a mulher está no seu período menstrual, ovulando ou até se ela está grávida.

Alguns exemplos de doenças que podem ser contraídas geneticamente: displasia coxofemoral, epilepsia, obesidade, problemas de pele e cardíacos, entre outros. Veterinários também recomendam que as cruzas só aconteçam a partir do do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

10 – 13 anos