O que acontece se o Brasil empatar hoje?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Se tiver empate, é prorrogação. Diz o artigo 1º: “Nas fases eliminatórias, se uma partida estiver empatada no final do tempo normal de jogo, tempo extra deve ser jogado. A prorrogação consistirá em dois períodos de 15 minutos”.

Eles se juntam aos 20 clubes que passaram das duas primeiras fases. Os jogos serão em ida e volta, com sorteio dos confrontos e de mando pela CBF - em caso de empate na soma dos placares dos dois jogos, a decisão será nos pênaltis.

Se as equipes empatarem em 0x0, nenhuma delas fará ponto algum. Caso o empate seja com gols (1x1, 2x2...)

Caso o jogo termine empatado após os 90 minutos mais acréscimos do árbitro, a decisão vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir depois de 120 minutos, a vaga será definida em uma disputa de pênaltis.

No futebol
Em caso de empate, as equipes devem jogar dois tempos adicionais de 15 minutos cada. Na maioria dos casos, se o jogo continuar empatado ao fim dos dois tempos, ele é então decidido em cobranças de pênaltis.

Caso o jogo termine empatado após os 90 minutos, a decisão vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir depois de 120 minutos, a vaga será definida em uma disputa de pênaltis.

Nos pênaltis, o Brasil perdeu para a Croácia por 4 a 2. Enquanto Vlasic, Majer, Modric e Orsic marcaram pela Croácia, Rodrygo e Marquinhos perderam os pênaltis do Brasil.

O árbitro pode iniciar uma revisão de um possível "erro claro e óbvio" ou grave incidente” o qual tenha passado despercebido quando o VAR (ou outro arbitro assistente) recomende uma “revisão” ou quando o próprio árbitro suspeite que algo grave passou despercebido.

Nessa etapa já não há mais a vantagem do empate para os times visitantes. Assim, quem vencer nos 90 minutos avança. Em caso de empate a vaga será decidida na disputa de pênaltis. A Rádio Nacional transmite o confronto.

O gol marcado fora de casa, também conhecido como gol qualificado, não é critério de desempate na Copa do Brasil, conforme previsto no regulamento elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol.

Na primeira fase, as equipes se enfrentam em jogo único, com a equipe menor pontuada no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate, a vaga fica com o visitante.

LANCE! Há exatos oito anos, no dia 8 de julho de 2014, a Seleção Brasileira sofria a maior derrota de sua história ao ser batida pela Alemanha por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão. O LANCE!

Os anos vão passando, mas o fatídico duelo do Brasil contra a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, em pleno Mineirão, em Belo Horizonte, ainda é muito vívido para os amantes do futebol, e vez ou outra ainda dói um pouquinho.

2) O resultado mais comum é o 2×1 (17%), seguido do 3×1 (11%), 1×1 e 2×0 (9% cada), apenas 3% dos jogos terminaram 0x0, com esta tendência se repetindo nos 4 países estudados.

Se houver empate na final da Copa do Mundo, o jogo irá para a prorrogação e, se a igualdade prosseguir, seguirá para a disputa de pênaltis.

De maneira mais específica, a disputa por pênaltis não define o vencedor de uma partida, já que a mesma continua empatada, para efeitos de estatística, e sim seleciona a equipe que passará de fase ou ganhará uma competição. Para tanto, é comum dizer que uma equipe “ganhou nos pênaltis”.

Das 21 decisões já realizadas, resultado mais recorrente é o 4 a 2; em 2018, na Rússia, em duelo entre as atuais finalistas, a França derrotou a Argentina por 4 a 3.

Quando ambos os jogadores não têm peças suficientes para executar um xeque-mate, o jogo é automaticamente declarado como empate.

Uruguai

O Uruguai, país sede da primeira Copa, foi quem mostrou estar investindo no futebol e ganhou a primeira Copa do Mundo.