O que acontece se o bebê tomar vento na moleira?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê.

O que não pode ser feito em nenhuma hipótese é apertar ou causar traumas nesta área da moleira, pois essa é a região mais sensível do seu pequeno. No momento do banho, seja sempre cuidadoso ao lavar a cabecinha do bebê, tanto com a parte da frente, quanto a de trás.

A fontanela ou moleira permite esse crescimento e se fecha entre os 12 e os 24 meses. Se houver choque nessa região, observe se a moleira incha ou afunda. “Crianças aprendem muito rápido. Se um dia não rolavam ou ficavam em pé, no outro já conseguem.

Pessoas com vias aéreas sensíveis, como bebês com histórico de rinite ou asma podem apresentar uma reação ao frio, como acúmulo de muco no nariz e crises agudas das doenças respiratórias, o que acaba sendo confundido com gripe.

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, laços, presilhas e bonés.

O bebê, especialmente nos seis primeiros meses, sofre muito com as alterações de temperatura e com o nariz constantemente obstruído. Isso ocorre porque, na barriga da mãe, ele fica envolto pelo liquido amniótico, que, dentre outras funções, ajuda a manter a temperatura adequada dentro do útero.

O bebê é considerado recém-nascido durante o período neonatal, que vai do nascimento até completar 28 dias.

Recém-nascido: do nascimento até ao 28º dia de vida
Desde o nascimento até aos 28 dias de vida, o seu filho é um recém-nascido.

A principal fica na parte de trás da cabeça, enquanto a menor está na frente. Devido à falta de ossos, o recém-nascido fica mais frágil. Mesmo um leve trauma pode trazer uma lesão.

Sim, com certeza! O ventilador pode ser usado em bebês e crianças, apenas direcione o vento de forma que ventile o ambiente e evite o vento direto no bebê.

4 – Soprar no rosto do bebê
Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

A moleira alta pode acontecer quando o bebê está chorando, pois se trata de uma região maleável e é comum que fique um pouquinho inchada nessa situação.

Bebê caiu e vomitou
Uma dúvida muito recorrente dos pais é: pode deixar a criança dormir? Sim, pode, porque é muito frequente a criança dormir após bater a cabeça ou porque chorou ou pelo próprio stress da queda. Mas se for difícil acordá-la, deverá ser feita a avaliação médica.

Pode deixar a criança dormir após a queda? Não existe nenhuma comprovação científica que possa agravar ou piorar as consequências de um trauma, então a questão de não dormir é sobre a dificuldade de observar a criança após a queda.

Quais são os sintomas da friagem? Os sintomas incluem entupimento das vias aéreas, congestão nasal, tosse, dor de garganta, espirros e corrimentos nasais. Gripes e resfriados têm sintomas parecidos, mas as primeiras são potencialmente perigosas, porque podem provocar febre alta e evoluir para uma pneumonia.