O que acontece se o bebê pegar vento na moleira?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 24 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

Hoje vou falar sobre o vento: será que ele faz mal para o meu bebê? As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê. Para o bebê ter uma infecção, ele precisa de algum microrganismo.

MOLEIRA E O DESEQUILÍBRIO
A fontanela ou moleira permite esse crescimento e se fecha entre os 12 e os 24 meses. Se houver choque nessa região, observe se a moleira incha ou afunda. “Crianças aprendem muito rápido. Se um dia não rolavam ou ficavam em pé, no outro já conseguem.

Vale lembrar que é normal criar uma casquinha na região da moleira e, quando isso acontece, é importante limpar suavemente com um algodão e óleo de bebê. Caso seja necessário, deixe o algodão com óleo até que a casquinha fique mole e fácil de limpar.

O recém-nascido pode pegar vento contanto que esteja bem agasalhado e protegido. A mudança de temperatura pode causar um choque térmico e gerar algum tipo de reação no bebê, mas estando bem aquecido, ele pode ter contato com esse processo natural no ambiente externo.

O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.

A principal fica na parte de trás da cabeça, enquanto a menor está na frente. Devido à falta de ossos, o recém-nascido fica mais frágil. Mesmo um leve trauma pode trazer uma lesão.

Posso deixar o bebê em um ambiente com ventilador ligado? Ter um ambiente ventilado é sempre uma boa para os pequenos, já que o local fica mais fresco e agradável para eles. Portanto, você pode sim deixar seu bebê em um lugar que tenha ventiladores ligados.

4 – Soprar no rosto do bebê
Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

A moleira alta pode acontecer quando o bebê está chorando, pois se trata de uma região maleável e é comum que fique um pouquinho inchada nessa situação.

Para a pergunta “Meu filho caiu de cabeça no chão, pode dormir?", o especialista responde: “O ideal é que, durante algumas horas após o trauma, se observe o comportamento da criança. Além disso não ser possível caso ela esteja dormindo, não se saberá se a criança está dormindo ou desmaiada", explica.

Uma forma de amenizar esse susto é colocar seu bebê primeiro de frente para a água e só depois virá-lo de costas. Ou enrolá-lo na toalha-fralda. Para dar mais segurança, você pode enrolar seu bebê em uma toalha-fralda, como um charutinho.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

É normal um bebê de 2 meses “escolher” um lado para manter a cabeça? — Sim, é muito comum bebês manterem uma posição preferencial. O grande problema é que, se for muito recorrente, a cabecinha pode se “ajeitar” nessa posição, fazendo com que os ossos do crânio ganhem uma conformação diferente.

Sede constante, agitação, cansaço, moleira afundada, boca e pele secas, lábios rachados, olhos fundos, choro sem lágrimas, diminuição da quantidade de urina e urina muito concentrada e de cor amarelada são alguns dos sintomas de que seu bebê pode estar desidratado.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Observação: As mães sem companheiros deverão ser apoiadas na identificação de familiares ou pessoas de seu relacionamento para lhes acompanharem durante todo este processo de cuidados. O bebê é considerado recém-nascido durante o período neonatal, que vai do nascimento até completar 28 dias.

Esse tempo pode variar um pouco, mas a criança já terá a sua cabecinha dura até os 2 anos de idade. Se a moleira fechar antes do tempo “normal”, quando o bebê estiver com 4 ou 4 meses, isso poderá causar certas dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê.

O fechamento da fontanela ocorre em média no segundo semestre de vida, mas variações deste processo não indicam que há alguma coisa errada. Nos limites, a fontanela pode estar aberta até o segundo ano de vida ou pode mesmo já estar fechada ao nascimento, sem que isso represente um problema de saúde para a criança.

Moleira abaulada
A criança pode apresentar a moleira mais inchada e não ter um diagnóstico de hidrocefalia, mas sim alguma infecção ou, até, excesso de vitamina A.