O que acontece se o bebê Golfar deitado?

Perguntado por: lveiga3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Bebês, por exemplo, podem engasgar com o leite durante a amamentação ou ao golfar enquanto dormem. Em crianças menores, o risco maior é de broncoaspirar alimentos em grão ou engasgar com balas ou pequenos objetos levados à boca por curiosidade.

colocando de barriga para cima que o bebê tem menos. risco de engasgar/sufocar/aspirar no caso de uma. golfada ou refluxo.

Para diminuir esse risco, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança seja colocada no berço de barriga para cima, tanto para o cochilo durante o dia, quanto para o sono da noite. Nessa posição, a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir.

Aprenda a identificar os sintomas
Uma das ocorrências mais comuns são os pequenos golfos após as mamadas, se isso ocorre ocasionalmente, é porque seu bebê mamou bastante e o estômago está muito cheio.

Não se preocupe se o bebê não arrotar, basta deixá-lo algum tempo na posição ereta para depois colocá-lo para deitar.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

Se for de noite, deixe a criança dormir, mesmo sem nada no estômago, para dar tempo ao estômago para acalmar. Os alimentos sólidos/ leite materno só devem ser dados depois de estar a tolerar os líquidos sem vomitar há 2 horas.

“Nesses casos, se for um bebê, é preciso colocá-lo de barriga para baixo, apoiado no braço e, este por sua vez, na perna. Se for líquido, essa posição já ajuda. Se foi obstrução por sólido, é preciso dar empurrões nas costas, com uma força dosada para o tamanho da criança”.

Entre suas causas estão o atraso na maturidade do tronco cerebral do recém-nascido, dormir com os pais ou irmão, e de bruços ou de lado – em vez da posição correta, que é com a barriguinha para cima -, calor excessivo no ambiente, ou quando a mãe fuma durante a gravidez ou após o parto.

Quando devo me preocupar com o golfo do bebê
Além disso, é preciso estar atento se mais algum sintoma está acompanhando o golfo do bebê, como dificuldade para ganhar peso, falta de apetite, irritação, choro excessivo, soluços, dificuldade para respirar, inquietação na hora de amamentar.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem dormir de costas com a barriga virada para cima. Dessa forma, o risco de morte súbita diminui em até 70%.

São elas: evitar balançá-los; não vestir roupas que apertem suas barrigas; não deixar chorarem por muito tempo; botar um calço de 10 cm para manter a cabeceira do berço elevada cerca de 30 graus; ter uma boa posição durante as mamadas para prevenir a entrada de ar pela boca; e, após terminar, deixá-los no colo, na ...

No caso dos recém-nascidos, é natural que regurgitem - ou seja, golfem - até os 4 ou 5 meses de vida sempre após as mamadas. Portanto, não é preciso se preocupar, apenas tomar alguns cuidados no dia-a-dia do bebê.

Além disso, a doença do refluxo também está relacionada ao aparecimento de outros sintomas: recusa alimentar, sangramento digestivo, dificuldade para respirar, redução no ritmo cardíaco, anemia, criança muito irritada e choro constante.

Pode amamentar deitada? Não. No momento da amamentação, a criança deve ter a cabeça acima da barriga. Ou seja, posições deitadas estão vetadas, porque há risco de refluxo, quando o leite "volta" após chegar ao estômago.