O que acontece se o atabaque cair no chão?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

No caso em que um desses atabaques seja derrubado ou venha a cair no chão durante uma cerimônia, esta é interrompida por alguns instantes, em sinal de contrição.

André Izidro, fundador e CEO da Atabaque (foto: Juliana Salazar).

Alujá : Toque para o Orixá Xangô Batá : Toque para o Orixá Ogum. Ijexá : Toque para o Orixá Oxum. Ilu: Toque para o Orixá Oiá

Atabaque Madeira 70×13
10x de R$32.90 sem juros no cartão de crédito.

Uma pessoa que nasce com o cargo de ogan não é capaz de incorporar, porém isso não impede que outras formas de mediunidade sejam desenvolvidas. Por exemplo, um Ogan pode trabalhar com a psicografia, pode ter a visão dos desencarnados, pode ouvi-los, sentir sua presença, ter uma ótima intuição, etc.

Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre. E foi sempre com muita maestria, que o baiano Luiz Ângelo pautou sua vocação religiosa na vida do seu saudoso pai carnal, que era candomblecista.

Cambondo Quiçabá - Ogã responsável pelas folhas. Tatá Quivonda - Ogã responsável pelos sacrifícios animais (mesmo que axogum). Tatá Pocó - Ogã responsável pelos sacrifícios animais mas que foi iniciado para incoce (Ogum para o povo nagô). Tatá Muloji - Ogã preparador dos encantamentos com as folhas sagradas e cabaças.

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

O mais difícil no atabaque é o primeiro passo, aprender a tocar a nota aguda. A nota grave é fácil, apenas batendo com a mão na borda do couro. A nota aguda você tem que fazer com a mão o movimento de um chicote, tocar no centro do couro, não deixar ele vibrar e fazer o estalo.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

O tambor é tido como instrumento sagrado nos rituais da Umbanda e dos cultos afrobrasileiros. É por meio do seu toque que se estabelece a comunicação com os orixás, caboclos e pretos velhos.

Ao entrar, saudar a casa de Exu “SARAVA EXU, SUA LICENÇA”. Saudar a entrada do terreiro batendo com o dedo médio fazendo um triângulo, onde você estará saudando Caboclos, Pretos e Crianças. Após ter feito isso tocar com o mesmo dedo na testa (espiritual), ao lado da cabeça (mental), e atrás (físico).

Gente, o atabaque é um instrumento de percussão incrível pra dar um toque especial em vários tipos de música, tá? Ele é usado em rituais, danças e festas religiosas, principalmente nas crenças de origem afro-brasileira. Mas também faz sucesso em ritmos populares, como samba e axé.

Nos ritos de religiões afro-brasileiras, os atabaques são geralmente tocados em grupos de três, cada um com um tamanho diferente. Nos rituais do candomblé baiano e em outras partes do Nordeste, eles são conhecidos como rum (maior), rumpi, e lê (menor; ver ilustração).

Atabaque (do árabe "al-Tabaq": "prato") é um instrumento musical de percussão africano da família dos membranofones percutidos. É usualmente tocado em rituais religiosos afro-brasileiros como o candomblé e umbanda, empregado para convocar as entidades (orixás, inquices e voduns).

O atabaque foi muito difundido na África, mas, segundo Waldeloir do Rego, foi trazido para o Brasil por “mãos portuguesas”. Num primeiro momento, o atabaque era usado em festas religiosas.

  • Jair.
  • Saib.
  • STUDEBAKER.
  • Tanoaria Paulinho.
  • Xango.

Aprenda a tocar atabaque - toques: marcação, nagô, ijexá, samba, congo e barra vento.

Dia do Ogã, a ser comemorado anualmente no dia 1º de novembro. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.