O que acontece se não usar aparelho auditivo?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Sem o tratamento com aparelhos auditivos, há o risco de evolução para graus mais altos, podendo chegar à surdez total.

É indicado que o dispositivo seja, ao menos, usado por oito horas todos os dias. Dessa forma, o indivíduo pode usar o dispositivo para realizar as suas tarefas cotidianas e retirá-lo se praticar atividades físicas pesadas e na hora de tomar banho e de dormir.

Toda pessoa com surdez que tiver sua condição comprovada por laudo médico tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência. De acordo com oDecreto Federal 5.296/204, é considerado deficiente auditivo quem possui perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz.

Na realidade, não há nenhuma contraindicação para o uso do aparelho o dia todo, muito pelo contrário: o uso constante do aparelho auditivo é recomendado pelos especialistas por trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Não. O uso de tecnologias auditivas (aparelhos de audição, implante coclear, prótese osteoancorada) não excluir a condição de pessoa com deficiência auditiva.

Com alguns medicamentos (como aspirina e diuréticos), a audição retorna em 24 horas.

Os medicamentos utilizados são geralmente antidepressivos e ansiolíticos, como xanax, amitriptilina e nortriptilina. Atualmente existem muitos estudos clínicos que prometem reverter outras causas de perda de audição.

O valor de um aparelho auditivo de qualidade varia entre R$ 3.000 e R$ 15.000. Mas a melhor opção vai depender do modelo ideal para cada caso e das funcionalidades associadas ao aparelho.

Dormir com aparelho auditivo não é uma prática recomendada, assim como utilizá-lo durante o banho ou em atividades que envolvem água. Dessa forma, para impedir danos em suas estruturas sensíveis, é importante mantê-lo longe das alterações de temperatura e da sujeira, sempre armazenando-o em local seguro e arejado.

De forma simples, os aparelhos auditivos são dispositivos que convertem ondas sonoras em sinais elétricos e os manda para um amplificador, que eleva os sinais recebidos e os envia para os ouvidos através de um receptor, que traduz essas ondas sonoras e que faz o paciente ouvir melhor.

Pode levar até quatro meses para você se acostumar com seus aparelhos auditivos e realmente tirar o máximo proveito deles. Você notará pequenas mudanças desde o início, mas é importante ser paciente. Se tiver dúvidas ou preocupações sobre o seu progresso, contate seu profissional de audição para obter ajuda.

Atualmente, o Decreto 5.296/04 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.

4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.

As pessoas com deficiência auditiva – surdez – podem conseguir redução no tempo de contribuição e se aposentar antes. Antes de qualquer coisa, a sua perda auditiva deve se enquadrar como DEFICIÊNCIA AUDITIVA dentro dos critérios da lei.

O contato com a água pode ser muito prejudicial ao aparelho auditivo, afinal, ele é como um “supercomputador” e sabemos que essas máquinas incríveis não devem ser molhadas.

Cuidados com o aparelho auditivo: como aumentar a vida útil do...

  1. Não deixar o aparelho cair. ...
  2. Manter o aparelho longe da sujeira e da poeira. ...
  3. Manter longe da umidade. ...
  4. Manter o aparelho longe de crianças e animais domésticos. ...
  5. Evitar a limpeza feita com panos úmidos.

Graus de Surdez

  • Audição Normal: Limiares auditivos baixo de 25 dB.
  • Perda Auditiva Leve: Limiares acima de 25 abaixo de 40dB.
  • Perda Auditiva Moderada: Limiares acima de 40 abaixo de 70dB.
  • Perda Auditiva Severa: Limiares acima de 70 abaixo de 90dB.
  • Perda Auditiva Profunda: Limiares acima de 90dB.