O que acontece se não tratar a fascite plantar?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
...
O tratamento para fascite plantar pode ser feito com:

  1. Gelo. ...
  2. Massagem. ...
  3. Remédios. ...
  4. Fisioterapia. ...
  5. Alongamentos. ...
  6. Splint para dormir. ...
  7. Exercícios para fortalecer os músculos dos pés.

A caminhada é a atividade física mais indicada para quem tem fascite plantar e consegue fazer movimentos. Isso porque manter a movimentação do corpo é sempre importante e o repouso total não é indicado. Portanto, uma atividade de baixo impacto, como a caminhada, é uma boa escolha.

O sobrepeso é fator de risco para a fasciite plantar, tanto quanto o uso de sapatos de solado muito raso (sapatilhas, chinelos de dedo, sandálias rasteiras), atividades físicas de alto impacto (corridas, futebol, tênis, vôleibol, entre outros), e atividades laborais que demandam tempo prolongado de pé ou longas ...

Causas da fascite plantar
Quem tem a curvatura do pé mais acentuada ou pratica muitos exercícios pode tensionar as fáscias, que tendem a inflamar. Há, ainda, outros fatores que contribuem para isso. Obesidade, atividade física de alto impacto, uso de calçados inadequados e deformidades nos pés favorecem o problema.

Em caso de suspeitas de fascite plantar, procure imediatamente um médico ortopedista.

Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Os calçados mais indicados para quem tem esse problema são as sandálias de salto baixo e de solado macio. Na Doctor Shoes você encontra o melhor e mais recomendado calçado para tratar fascite plantar.

O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar.

Botox é feito de uma toxina botulínica altamente diluída, que bloqueia os principais neurotransmissores onde é injetada. A substância ajuda a relaxar os tecidos dentro e ao redor da fáscia plantar, mas não retarda o processo de cura como a cortisona.

POSSIBILIDADE. O auxílio-acidente será concedido ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

Siga as orientações do seu médico. A infiltração da fascite plantar é realizada em planos profundos, logo não há contra indicação ao trabalho! Geralmente o paciente sente-se confortavel em retornar ao trabalho no dia seguinte, no entanto isso depende muito do protocolo que seu medico utiliza!!

Ter fascite plantar e fazer atividades físicas é possível, juntamente ao tratamento da patologia. A presença da fascite plantar não impede a prática de atividades físicas desde que alguns cuidados sejam tomados.