O que acontece se não tomar café da manhã?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

“Pesquisas mostram que não ingerir a refeição matinal diminui a função cognitiva e a capacidade de concentração”, afirma Adriane. Fora o baixo rendimento, não tomar o café da manhã pode causar ganho de peso.

O estudo demonstrou que pular o café da manhã, fazendo um jejum no início do dia, pode de fato, auxiliar a perda de peso, através de uma maior mobilização substancial do tecido adiposo.

Desta forma, o café da manhã se torna a principal refeição do dia. Ele deve fornecer a quantidade adequada de nutrientes e uma variedade de vitaminas, minerais e fibras para garantir energia e vitalidade para o dia que se inicia", esclarece a nutricionista Vanessa Azevedo.

“Para o café da manhã, é essencial uma alimentação reforçada com carboidratos. Pode consumir tapioca com pasta de atum ou amendoim e shakes de frutas como banana, açaí e abacate, por exemplo”, diz. Nas demais refeições, a nutróloga explica a importância de equilibrar as quantidades de carboidratos e proteínas.

Para quem quer começar o dia com estímulo leves, pode tentar um copo de chá verde, que tem um pouco menos cafeína do que o café. O chá vai dar energia, sem causar os tremores que sentem os adeptos da cafeína. Além do sabor suave e refrescante, a bebida traz catequinas - poderosos antioxidantes que combate as doenças.

Verdade. Por ser um alimento considerado "termogênico", o café acelera bastante as reações metabólicas do organismo. Essa mesma ação termogênica, aumenta o gasto calórico e contribui para a queima de gordura corporal.

Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.

Ficar frequentemente em jejum pode causar problemas mais sérios, como obesidade, diabetes tipo 2 e também gordura no fígado.

O corpo começa a perder gordura e massa muscular. Depois de duas semanas, atitudes simples como ficar em pé se tornam difíceis. A pessoa começa a ter sintomas como tontura, fraqueza, perda de coordenação, diminuição de taxa de batimentos cardíacos e sensação de frio.

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

O que pode engordar é a qualidade do jantar. Muitas pessoas não têm o hábito de realizar jantares leves, de fácil digestão. Consomem alimentos gordurosos, ricos em carboidratos refinados e gorduras ruins, como pizza, lanches”, explica.

Apesar de ser prático, comer os mesmos alimentos e ingredientes diariamente pode não apenas ser tedioso, mas também pode impedir que o corpo seja nutrido por uma diversidade de nutrientes. Ou seja, ao fazer a mesma refeição todos os dias, o organismo pode não receber todos os nutrientes dos quais necessita.

A maioria das dietas recomenda seis refeições por dia: o desjejum, a colação, o almoço, o lanche, o jantar e a ceia. Em um dia com oito horas de sono, isso implica em comer a cada três horas.

Limite não é universal, muda de acordo com perfil do consumidor e pode ficar entre uma ou quatro xícaras por dia. Estudo de julho de 2021 com 17 mil pessoas aponta que consumo de seis xícaras foi associado ao aumento de risco de demência e derrame.

Por que dizem que maçã tira o sono
Esses açúcares são os responsáveis por provocar uma resposta ao corpo semelhante à cafeína, já que os nutrientes dessas frutas são liberadas lentamente por todo o organismo, fazendo com que você se sinta mais desperto e atento.

“A fome noturna normalmente está mais relacionada à ingestão inadequada/insuficiente de alimentos durante o dia, ou por esse comportamento já ter virado um hábito na rotina da pessoa. Também tem relação com ansiedade, estresse ou noites mal dormidas”, explica Cintia Correia de Sousa, nutricionista da Vibe Saúde.

3. Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Então, a ciência parece dizer que a maneira mais saudável de se alimentar ao longo do dia é fazer duas ou três refeições, com uma longa janela de jejum durante a noite, não comer muito cedo, nem muito tarde e consumir mais calorias no início do dia.

Uma dieta equilibrada precisa contar com níveis de gordura boa, as opções mais saudáveis são: azeite na salada, sementes, oleaginosas e peixes ricos em gordura. A proteína atua no aumento da sensação de saciedade, contribui para redução da fome e a necessidade de comer toda hora.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Estes sintomas ocorrem porque o consumo diário de cafeína tem influência na velocidade do fluxo sanguíneo do cérebro. Quando não há ingestão de café, esse fluxo aumenta, desencadeando dores de cabeça.