O que acontece se não renovar a habilitação em 30 dias?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Vale ressaltar que renovar fora deste prazo pode ser considerada uma infração gravíssima segundo Código de Trânsito Brasileiro, podendo resultar em uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH em caso de fiscalização.

O que acontece se não renovar a CNH? O motorista não perde a carteira: apenas tem o direito de dirigir suspenso. Ou seja, pode voltar a dirigir assim que adequar o documento. Caso não renove e continue dirigindo, a pena é infração gravíssima e multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH.

V – com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias: Infração – gravíssima; Penalidade – multa; Ou seja, se você for flagrado por um agente de trânsito nessa situação, será autuado e receberá sete pontos na carteira.

Tem que pagar multa para renovar CNH vencida? Não existe multa para renovar a carteira de motorista vencida.

5 anos. Esse é o tempo máximo que você tem para renovar sua CNH sem que precise passar por um curso de atualização. De acordo com a Resolução n°168/04 do Contran, depois de 5 anos com a CNH vencida, o condutor deve passar por um curso de 15 horas-aula em uma autoescola caso queira voltar a dirigir legalmente.

Sim, CNH vencida há mais de um ano pode ser renovada.
Essa é uma dúvida corriqueira de quem, por ventura, não conseguiu renovar a carteira, não acha preciso naquele momento, pois não tem carro, entre outros motivos que não nos cabe julgar.

O motorista com CNH em situação regular (nem suspensa nem cassada) com prazo de validade vencido deve providenciar a renovação do documento em Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município de sua residência ou pelo portal do Detran. SP (renovação online).

Como saber se perdi minha CNH provisória? Com a carteira provisória em mãos, é possível verificar sua situação no site do DETRAN do seu estado. Caso tenha dúvidas sobre a existência de multas ou precise de informações sobre sua carteira de motorista, não hesite em consultar o órgão.

Para solicitar a renovação da CNH, vá até uma unidade de atendimento do DETRAN do estado de registro da sua habilitação, com os seguintes documentos:

  1. CNH (original)
  2. carteira de identidade (cópia e original)
  3. comprovante de residência (cópia e original)

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e pode ser feito gratuitamente nos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual chamado “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

Basta entrar no site do Detran de seu estado e procurar a seção onde é possível consultar a situação da sua CNH. Entre com seus dados e veja o que o sistema acusa.

- transpor, sem autorização, bloqueio policial; - transportar passageiro em moto sem o capacete; - transitar com velocidade acima dos 50% da máxima permitida. Vale ressaltar que, além da suspensão, as infrações autossuspensivas também costumam ser as mais caras do Código de Trânsito.

As principais características das infrações graves são os transtornos causados pelo mau uso das vias, pelo estacionamento irregular e pela falta de conservação do veículo, conforme descrito no Código de Trânsito Brasileiro.

No teste, também são avaliadas a capacidade de distinguir cores e a visão tridimensional, que nos dá a noção de espaço, distância, tamanho e profundidade. Se você usa óculos de grau ou lentes de contato para miopia, hipermetropia ou astigmatismo, a recomendação é que faça os exames usando-as.

Para renovar a CNH é necessário realizar determinados exames, como:

  • Exame médico de aptidão física e mental;
  • Exame psicotécnico para motoristas que exercem atividade remunerada;
  • Exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E. Veja também: Valor do exame toxicológico.

Este exame tem como objetivo avaliar as condições físicas e mentais do motorista para dirigir. O exame é realizado por um médico credenciado pelo Detran e inclui testes de visão, audição, reflexos, coordenação motora, entre outros.