O que acontece se não piscar o olho?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Permanecer muito tempo sem piscar pode gerar diversos problemas, entre eles a diplopia, ou seja, “Síndrome do Olho Seco”. Se por ventura sentir alguma alteração na região ocular procure seu oftalmologista, para evitar problemas futuros.

O uso de computador, constante, faz com que o paciente pisque menos o olho durante o uso, pois fica mais atento, esquecendo de piscar. Isso causa evaporação da lagrima e gera um olho seco. O corpo tenta produzir mais lágrima para compensar esse ressecamento e por isso aumenta o lacrimajemento.

Ficar muito tempo sem piscar não é recomendado
Ione Alexim, oftalmologista, explicou que existem riscos ao ficar muito tempo sem piscar. Por exemplo, estimula o surgimento de doenças, como a síndrome da visão de computador. Além disso, ficar sem piscar também contribui para o ressecamento e sensação de olhos secos.

Embora seja involuntário, piscar é essencial para que as pessoas tenham conforto na visão. Em condições normais, um olho chega a piscar oito mil vezes por dia – ou seja, entre cinco e seis vezes por minuto.

Piscamos cerca de 20 vezes por minuto.

34560 vezes

Mas, piscamos cerca de 34560 vezes por dia – em média, 24 vezes por minuto. Cada piscada dura frações de segundos e esse tempo, assim como a quantidade de vezes, varia conforme o nosso humor e cansaço. Depois de um dia cheio de estudos e brincadeiras, por exemplo, podemos piscar até 40 vezes por minuto!

Traduzindo essa informação em números, uma piscada dura cerca de 100 a 150 milissegundos. Assim, o olho consegue piscar em torno de 5 vezes em apenas 1 segundo. No geral, os humanos piscam uma média de 17 vezes a cada minuto e mais de 14 mil vezes por dia.

Nem todas as pessoas conseguem piscar, e algumas pessoas conseguem piscar com um olho e não com o outro. Conseguir piscar com um olho, mas não com o outro, é conhecido como dominância ocular.

Um piscar de olhos dura aproximadamente 1/10 de segundo, mas não existe um número médio de piscadas por minuto. De fato, as taxas por minuto variam de 2 a 50 piscadas por pessoa.

Coloque a mão direita sobre o olho direito, repousando os dedos sobre a testa e a palma sobre a têmpora. Não precisa pressionar. Mantenha a mão no mesmo local durante 30 segundos, piscando livremente ao longo desse período. Depois faça o mesmo com o olho esquerdo.

O tremor na região ocular denominado pelos pacientes como “olho tremendo”, tem origem no músculo da pálpebra e no músculo orbicular (ao redor dos olhos). Em termos médicos, essa condição é conhecida como blefaroespasmo essencial e ocorre devido ao cansaço dos músculos das pálpebras.

Embora seja uma opção de tratamento extremamente rara, a necessidade de remover um olho, muitas vezes, é causada por alguma doença ocular grave. Além de parecer um olho natural, o olho de vidro também ajuda a preservar a visão do olho saudável.

Lagoftalmo, ou lagoftalmia, é a situação patológica em que a pessoa não consegue fechar completamente os olhos devido a uma dificuldade do músculo orbicular de cerrar completamente a fenda palpebral. Se esse problema só acontece quando a pessoa dorme, a condição é chamada de lagoftalmo noturno.

Os pesquisadores acreditam que o olho pisca, então, como uma maneira de de fazer uma pausa rápida antes de renovar a atenção, o que tende a ocorrer em momentos de transição lógica, como final de cena ou no fim de uma frase, por exemplo.

Durante o ato de piscar, a transmissão de informações visuais é interrompida, assim como não há a entrada de luz nos olhos; Ao piscar, algumas atividades cerebrais são interrompidas. Por essa razão, a pessoa não consegue notar que momentaneamente ficou em um total escuro.

A velocidade que os olhos processam uma informação
Por mais incrível que possa parecer, os nossos olhos processam 36.000 bits de informações por hora, mais rápido que a velocidade de uma aeronave.

5 km

Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.