O que acontece se não pisar na embreagem?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça.

Qual o segredo na hora de acelerar e tirar o pé da embreagem? Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere.

Para quem tem medo do carro morrer no semáforo, o instrutor Fabiano Silva dá a dica: fique de olho no farol oposto. Quando ele estiver fechando, busque o ponto da embreagem e segure, mantendo o pé no freio. Assim, quando o seu sinal ficar verde, você estará pronta para sair.

De acordo com o supervisor técnico de Automotiva do Senai do Rio de Janeiro, Edilson Caldas, conduzir o veículo com o pé na embreagem pode deixar o carro sem ela, de uma hora para a outra.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

Evite dirigir com o pé sobre o pedal da embreagem
Este é mais um hábito na direção que precisa ser eliminado. Descansar o pé sobre o pedal poderá causar o desgaste prematuro do sistema.

Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.

Mito. Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Descer ladeira em neutro ou com o pé na embreagem, é uma prática incorreta que torna a direção perigosa. Isso dificulta o controle do carro o pode terminar em acidente de trânsito.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

5 coisas que você nunca pode fazer com a embreagem do carro

  1. 1 – Dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem. Especialistas alertam para essa prática. ...
  2. 2 – Manter o carro parado usando embreagem e acelerador. ...
  3. 3 – Andar com marcha alta. ...
  4. 4 – Parar no semáforo com o carro engatado. ...
  5. 5 – Andar com carga em excesso no carro.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Pressionar o pedal por tanto tempo gera um desgaste prematuro no disco de embreagem, que superaquece todo o sistema e faz com que ele se quebre.

Ou seja, se você estiver dirigindo em uma velocidade que pede a quarta marcha, você deverá frear e mudar as marchas para terceira e, finalmente, até a segunda para poder passar por cima da lombada. Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem.

NAS ESQUINAS DA CIDADE: Motoristas também devem redobrar a atenção nas curvas urbanas, pois não é raro ver pedestres atrás de ônibus parados, bancas de jornal, árvores etc, prontos para arriscar uma travessia. Portanto, é importante reduzir a velocidade o máximo que puder, usando a segunda marcha.

Andar em ponto morto pode causar até acidentes
Sem uma marcha engatada, o freio-motor não ajuda a reduzir a velocidade do veículo. Com isso, o motorista vai exigir mais esforço por parte dos freios, que podem não funcionar corretamente em uma situação crítica.

Embreagem dura
Pode ser ocasionada por uma tensão excessiva ou desregulada do cabo de embreagem. E esse, se romper, você vai ficar na rua – ou ter de passar a marcha do carro “no tempo”, o que nunca é bom. O pedal duro da embreagem pode indicar também uma folga exagerada dos cilindros de embreagem.