O que acontece se não passar no exame de vista do Detran?

Perguntado por: dlopes2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

Para ser aprovado, o candidato precisa apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto. Nesse teste avalia-se como o reflexo e o ofuscamento afetam a capacidade de enxergar em situações com baixa luminosidade, como dirigir à noite.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

Suspender o uso de lentes de contato por 01 dia antes da realização do exame. No dia do exame o paciente deverá vir com ACOMPANHANTE ADULTO CAPAZ, pois devido à dilatação ocular o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR após o exame. Tempo de exame: Aproximadamente 40 MIN.

É uma tabela, desenvolvida em 1862 por um holandês chamado Snellen, que leva em consideração uma distância de 20 pés ou 6 metros entre o paciente e o objeto que ele terá que visualizar.”. Além disso, o teste de Snellen também é conhecido como teste de acuidade visual, medida do grau ou refração.

1) A letra (E) do meio da primeira linha é equivalente a 20/200. A pessoa que não conseguir ler esta letra com lentes de correção é considerada cega. 2) As letras “T” e “P” também da primeira linha são equivalentes a 20/100.

Qual o tamanho das letras do exame de vista do DETRAN? Para realizar o exame, o aspirante a motorista ou o condutor que está renovando deve ficar a seis (6) metros de distância da tabela de avaliação.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Quanto tempo demora o exame médico e psicotécnico do DETRAN? O exame demora, em média, 1 (uma) hora.

Inapto: quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor.

O exame de refração é subjetivo, depende muito da informação do próprio paciente. Uma pequena variação na receita dos óculos é aceitável, durante o dia o seu erro refracional pode ter uma pequena variação.

Com o oftalmoscópio, o médico examina o reflexo da retina, que deve ser homogêneo, simétrico e regular. Dessa maneira, o teste serve para detectar vários problemas de visão em recém-nascidos, como catarata, glaucoma congênita, tumores, inflamações e erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Mas em geral, o efeito passa em cerca de seis horas. Os efeitos do exame costumam durar mais em crianças, podendo permanecer a visão turva e sensível à luz por 12 a 24 horas. Já em adultos, o intervalo para a visão voltar ao normal é de quatro a oito horas, mas lembrando que o tempo pode variar.

Cuidados antes e depois do exame
Recomenda-se contar com um acompanhante para a realização do mapeamento de retina. Como será necessário dilatar a pupila, a sua visão ficará embaçada por um período de quatro a seis horas. Dessa forma, não é aconselhável que você dirija, ou caminhe sozinho(a) na volta para casa.

  1. 1 Olhe para longe. Algumas vezes por dia, tente direcionar o olhar para outra direção, mais longe, de preferência. ...
  2. 2 Faça pausas. ...
  3. 3 Pisque mais. ...
  4. 4 Beba mais água. ...
  5. 5 Reduza o brilho. ...
  6. 6 Ajuste a tela. ...
  7. 7 Dê espaço aos olhos. ...
  8. 8 Faça exames anualmente.

Precisa mesmo do colírio? Depende da avaliação médica! Muitas vezes, o oftalmologista consegue fazer os exames sem precisar dilatar a pupila. É por isso que, algumas vezes, os pacientes sentem falta das gotinhas para a dilatação da pupila.

Basta informar o número do RENACH, data de nascimento, data da prova, e selecionar o tipo de exame realizado (duas rodas; quatro rodas B; ou quatro rodas C,D e E). Depois marque a opção "Não sou um robô" e realize a consulta.