O que acontece se não pagar o financiamento do imóvel?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.3 / 5 12 votos

O que acontece se você não pagar as parcelas? De acordo com a Lei 9.514/97, que regula os financiamentos, um atraso das prestações significa que o banco pode começar um procedimento para que a dívida seja executada por via extrajudicial.

Segundo a legislação brasileira, depois de 3 parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira pode tomar a casa. Mas não se preocupe! Esse tipo de situação não costuma acontecer com frequência.

O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros. Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel.

Nesse caso, se você está adquirindo o imóvel diretamente com o proprietário será necessário aplicar as regras previstas no Código Civil Brasileiro e para realizar o Distrato Imobiliário sendo possível utilizar da Lei do Distrato que prevê a devolução de até 90% dos valores que foram pagos.

Maioria dos consumidores imobiliários não sabem o que acontece se desistirem do financiamento bancário do imóvel. Então, é importante informar ao consumidor que, é possível sim desistir da compra do imóvel, mesmo sendo financiado.

O devedor terá o prazo de 15 (quinze) dias para efetuar o pagamento. Inerte o devedor e ultrapassado esse prazo, o imóvel vai à leilão em 30 (trinta) dias.

A solicitação do Acordo para Pagamento do Atraso pode ser feita pelo WhatsApp CAIXA 0800 104 0104 ou na sua Agência de relacionamento. O acordo somente é efetivado após o pagamento da entrada mínima exigida. A data de vencimento das prestações do contrato não sofre alteração após o acordo.

O que fazer quando não consegue pagar um financiamento?

  1. Faça renegociação.
  2. Transferir o financiamento.
  3. Troque o veículo.
  4. Refinanciar o veículo.
  5. Vender o bem alienado.

Você pode ir ao banco e perguntar, pedir documentos e saberá. Caso a instituição bancária imponha alguma dificuldade, você pode ir até o Cartório de Registro do seu imóvel e pedir uma certidão do bem.

Posso fazer mais de uma proposta? Sim, no App Habitação CAIXA. No caso de uso do FGTS não é possível ter mais de um financiamento ativo, independente da localização do imóvel.

Ou seja: o imóvel leiloado pode retornar pra você. Para o banco poder executar a dívida e leiloar o imóvel, a lei exige que o mutuário seja intimado pessoalmente tanto para pagar a dívida quanto da data do leilão.

Passado o prazo, o imóvel vira propriedade do banco e segue para leilão, explica Luz, da Amspa. O valor obtido no leilão servirá para pagar a dívida com o banco e o restante é devolvido para o mutuário.

Nesse caso, se as partes não chegarem a um acordo, e a dívida não for paga, o bem será transferido para o banco, em um fenômeno conhecido como “consolidação da propriedade”, e após, será levado à leilão. O valor obtido com a venda será remetido para o banco e o restante para o comprador antigo do bem.

Na verdade, o imóvel pertence ao banco ou instituição financeira que emprestou o dinheiro para a compra. Por conta disso, o imóvel financiado não pode ser confiscado como pagamento de dívidas.

A venda do imóvel financiado pode ser realizada antes mesmo da quitação do financiamento, desde que o empréstimo seja quitado ou refeito com o novo proprietário. Antes de finalizar a venda, é recomendável entrar em contato com o banco responsável para entender quais são as possibilidades para o comprador.