O que acontece se não pagar financiamento energia solar?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A dívida ruim “custa caro e não se paga”, deteriora a condição econômica do tomador, ao invés de melhorá-la. São exemplos típicos de dívidas ruins: Limite do cartão de crédito – cujo custo (juros) pode chegar a 300% ao ano.

Financiar energia solar sem entrada é vantajoso para você que não quer ou não pode desembolsar um alto valor inicial para ter o seu sistema fotovoltaico. Nessa modalidade, a economia que você obtém na conta de luz cobre apenas parte do valor da conta de luz. Mas lembre-se, o financiamento acaba, a economia continua!

Uma propriedade que deseja gerar energia solar, como uma casa ou empresa, pode usar o excesso para pagar outras contas de energia elétrica através de um processo conhecido como autoconsumo remoto. Para isso, elas devem ser de propriedade da mesma empresa e estar localizadas na mesma área de entrega.

Sim, é possível desistir do contrato de financiamento após a assinatura, solicitando a rescisão do contrato com a instituição financeira. Contudo, a desistência ou o cancelamento não pode ocorrer após o registro do contrato no cartório, exceto em casos de fraude constatada no processo.

Para desistir de um financiamento, você precisa tomar a decisão de forma ágil, afinal de contas os prazos não são longos. Na maioria dos casos, os consumidores têm um prazo de sete dias depois que assinou o contrato para desistir do financiamento.

Os sistemas fotovoltaicos de micro e minigeração de energia (pequenas usinas ou usinas residenciais e comerciais) contratados a partir de janeiro de 2023 serão taxados de modo progressivo, começando com 15%. Ou seja, o produtor que adotou energia solar fotovoltaica a partir de 7 de janeiro de 2023 será atingido.

Com a usina solar, é possível vender energia de diferentes maneiras: mercado livre de energia, leilões, consórcios e cooperativas. Mais adiante, vamos detalhar essas formas de comercialização.

Sicoob

Qual banco tem a menor taxa de juros para financiamento de energia solar? Hoje, o banco com a menor taxa de juros para energia solar é o Sicoob, com taxas que começam em 0,69% ao mês e variam de acordo com a renda e o relacionamento do beneficiado.

As taxas do financiamento são calculadas de acordo com o prazo estabelecido no acordo, entre 0,75% a.m. e 1,54% a.m., sendo 0,75% a.m. somente para o parcelamento em até 24x, com entrada de 50% do valor do financiamento.

A partir de 1,5% ao ano (a.a.) A partir de 1,1% ao ano (a.a.) A partir de 1,5% ao ano (a.a.) Nas operações indiretas, a Taxa de juros é composta pelo Custo Financeiro, pela Taxa do BNDES e pela Taxa do Agente Financeiro.

O crédito tem taxa a partir de 1,18% a.m. e prazo em até 60 meses, com carência de até 6 meses para começar a pagar. Outras informações sobre financiamento de veículos e aquisição e sistema de energia solar podem ser consultadas pelo links Crédito Auto CAIXA e CAIXA Energia renovável.

É possível vendê-la? Segundo a Resolução Normativa nº 687, da ANEEL, o sistema fotovoltaico instalado em residências, comércios, empresas e indústrias é feito exclusivamente para compensação do consumo energético da sua própria fatura, ou seja, não é possível vender a energia gerada para outras pessoas.

Com isso, quem tem energia solar paga pela pequena taxa de iluminação pública no Brasil, assim como os demais consumidores que não tem.

É através do inversor que você realiza o monitoramento da geração de energia solar do seu sistema. Mas você não precisa fazer isso diretamente no equipamento, que costuma ser instalado em áreas de pouco acesso. O monitoramento da energia solar é feito diretamente pelo seu computador, tablet ou até mesmo pelo celular.

Portanto, o cancelamento de um contrato de prestação de serviços significa desfazer o acordo por ele representado. Dessa forma, o vínculo entre as partes é desfeito e não existem mais obrigações. Assim, a parte contratada não precisa mais prestar o serviço e a contratante também fica desobrigada do pagamento.

Em todo caso, para pedir a rescisão do contrato, basta ir até a agência credora e pedir o cancelamento do seu financiamento. Vale destacar que cada instituição possui suas normas próprias. Logo, é necessário entrar em contato para entender como dar andamento ao cancelamento do financiamento.