O que acontece se não limpar a ferida?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Quando a pele está ferida, a barreira cutânea de protecção fica danificada e a sujidade e as bactérias podem entrar no corpo. Isto pode causar uma infecção da ferida, o que resulta em maiores danos à pele e num processo de cicatrização mais demorado.

Se você se ralou pouco ou se cortou de leve e a ferida não está sangrando, você pode deixá-la descoberta. Isso vale também para úlceras por pressão localizadas no calcanhar. Geralmente se recomenda deixá-las descobertas para que sequem.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Não tenha medo de higienizar a ferida. 2. Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

O que é uma infecção na ferida? Uma ferida é considerada infectada quando microrganismos que danificam o tecido local e atrasam a cicatrização da ferida estão presentes. A presença de microrganismos engatilha uma resposta imune no paciente.

6 passos para cicatrizar uma ferida mais rápido

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

As plaquetas se juntam nas pontas dos vasos cortados e param o sangramento. E a fibrina age como uma espécie de cola para unir as plaquetas. Os glóbulos brancos também atuam na defesa do local, destruindo substâncias estranhas que entraram no corpo pelo machucado, como bactérias.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos, sendo considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele. O papel do exsudato na cicatrização da lesão é fornecer nutrientes essenciais como fonte de energia para ativar o metabolismo celular e regular a umidade da região.

Ao sofrer um machucado em certas partes do corpo, é comum o paciente apresentar um certo inchaço na área afetada. O inchaço tem uma função na recuperação do organismo. “Ele atua como uma resposta inflamatória local, ou seja, é um sinalizador para que uma conduta seja tomada”, explica a reumatologista Regina Ferreira.

O esfacelo é o tecido reconhecido como inviável. Ele é um tecido não vascularizado, de modo que se apresenta numa cor amarelada e com uma consistência macia. Em sua composição são encontrados microrganismos, leucócitos, elastina, fibrina e colágeno.

A ferida precisa “respirar”? MITO!! Apesar de ser muito comum ouvir por aí que a ferida precisa ficar aberta para sarar mais rápido, essa informação é falsa. Na verdade, a ferida necessita de umidade para cicatrizar com eficiência.

As pomadas cicatrizantes são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a recuperar mais rapidamente, sendo uma boa opção para tratar feridas causadas por cirurgias, pancadas ou queimaduras, por exemplo.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

Uma cicatriz de boa qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele. Dessa forma, acaba passando despercebida (ou quase).

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar.

Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento. Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento.