O que acontece se não lavar o frango?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.

Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los
Isso porque a carne crua pode conter algumas bactérias que podem se espalhar pela pia e pelos utensílios ao redor no momento em que você for lavá-la.

De acordo com especialistas e agências internacionais de saúde, lavar o frango na água da torneira está entre aquilo que nunca deve ser feito. Isso porque há risco de contaminação e, consequentemente, pode provocar casos de intoxicação alimentar.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

O contato da água da torneira com o frango pode espalhar as bactérias pelas mãos, pela superfície e pelos utensílios da cozinha. Para evitar doenças como intoxicação alimentar, elimine esse hábito de sua rotina. Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam.

Fervilhe o frango em água ou em um caldo saboroso até ele perder a coloração rosada. Depois, tire o frango da panela e seque-o antes de usá-lo na sua receita. O escaldar garante que o frango ficará cozido por inteiro quando você terminar de cozinhá-lo na churrasqueira, fogão ou forno.

Os autores do estudo destacam que, além de não lavar o frango antes de seu preparo, as pessoas devem higienizar corretamente as mãos e as superfícies com as quais o frango teve contato. Os pesquisadores indicam usar água quente sobre a pia e os utensílios. Para as mãos, a indicação é sabão.

Impedir Bactérias em alimentos: Como o limão possui muita acidez ele neutraliza algumas bactérias dos alimentos, por isso sempre utilize limão para marinar carnes, aves e peixes e pode incluir limão para alimentos mal armazenados e expostos como churrasco e etc…

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Modo de preparo
Deixe marinar com o limão por 15 ou 20 minutos. Coloque o frango no fogo de preferência em uma panela Wok!

1. Não lave o frango. Muitas pessoas têm o costume de lavar o frango antes de guardar na geladeira e isso é um grande erro. As bactérias precisam de água para sobreviver e quanto mais água você fornece à ela, mais fácil fica sua proliferação.

A carne de frango crua perde o cheiro e o sabor fortes característicos se você lavar os pedaços com vinagre. Deixe a carne molhada com vinagre descansando um pouco e depois lave em água corrente.

Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.