O que acontece se não fizer repouso após cirurgia?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Tanto a cirurgia quanto o repouso prolongado aumentam o risco de trombose venosa profunda. Por isso, assim que possível, a pessoa precisa começar a se movimentar ou fazer fisioterapia, quando indicado.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

No entanto, é sempre importante respeitar o tempo de recuperação e não fazer esforços, como levantar pesos, subir escadas, dirigir, ter relações sexuais ou fazer exercício físico até a liberação do médico.

Sim, é normal sentir fisgadas, coceiras ou pontadas leves na cicatriz. Leva alguns meses para finalizar totalmente a cicatrização, desde que não saia secreção no local. Ainda assim pode ficar uma sensação diferente na incisão para sempre.

Dentre as principais causas dessa, tem-se: A atelectasia, que costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abcesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois.

Os resultados variam de acordo com cada caso e estão atrelados aos cuidados pós-operatórios recomendados pelo médico-cirurgião, fundamentais para uma boa cicatrização da região operada. A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados.

Devido ao processo cirúrgico, o abdômen fica enfraquecido e faz com que o intestino ou qualquer outro órgão que esteja por baixo ou próximo do local da cirurgia se desloque com mais facilidade, pressionando a região que está se recuperando, o que provoca o surgimento da hérnia incisional.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.

Alimentos industrializados
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.

Caso não sinta nenhum desconforto nestas atividades, todas estão liberadas imediatamente após a cirurgia. Não se sinta doente ou incapaz. Normalmente o pós operatório é bem tranquilo. Porém sugiro que converse com seu médico.

E a pressão atmosférica tende a cair antes da chegada de um clima ruim, o que permite maior expansão da articulação que está sensível devido à processos inflamatórios, cicatrizes ou aderência. Tudo isso é microscópico, mas para quem tem sensibilidade parece ser perceptível.

Em geral o desconforto leve pode ocorrer pelo período de 1 a 3 meses. Boa recuperação.

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Converse com ele sobre o retorno as atividades físicas, relações sexuais e atividades de vida habituais. Geralmente 15 a 30 dias são necessários para o retorno a essas atividades e para pegar peso.

Dentre as complicações mais comuns estão a febre, as relacionadas aos sistemas respiratório, cardiovascular e gastrointestinal e também as associadas à ferida operatória.

As complicações mais importantes e mórbidas são a atelectasia pulmonar, a insuficiência respiratória, a exacerbação de condições respiratórias pré-existentes e o tromboembolismo pulmonar. A função pulmonar é alterada simplesmente pela realização de um procedimento cirúrgico.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Os pontos cirúrgicos geralmente podem ser tirados após 7 a 14 dias do procedimento cirúrgico. No entanto, há casos em que é preciso esperar até 21 dias para poder remover os pontos. Os pontos cirúrgicos absorvíveis não precisam ser removidos pois o próprio tecido do corpo absorve o ponto.