O que acontece se não fizer a cirurgia de catarata?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Se não tratada com cirurgia, a catarata pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. Se você acha que pode estar com a doença, marque sua avaliação. Após atingir estágios avançados a catarata pode levar a cegueira em poucos meses.

3. Alguma doença impede a cirurgia de catarata? Pessoas com diabetes, hipertensão arterial e outras doenças simultâneas que estão altamente descompensadas, não devem ser operadas até que haja um controle da doença.

Apesar de existir a possibilidade da perda progressiva de visão causar uma cegueira, a catarata não é definitiva, podendo ser revertida através da cirurgia de facoemulsificação, no qual se retira o cristalino afetado.

Nos casos mais avançados, o tratamento recomendado é a cirurgia de catarata. Esse procedimento consiste em substituir o cristalino opaco por uma lente intraocular. A cirurgia é simples e rápida, sendo realizada em poucos minutos.

Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata.

A incidência de raios ultravioleta é um agravante para a possibilidade de desenvolver catarata. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% desses raios. Especialmente se sua atividade profissional envolve exposição ao sol. O uso de chapéus e bonés também é um bom recurso.

O preço da cirurgia de catarata pode variar entre 3 e 15 mil reais por olho.

A habilidade de ler ou realizar outras atividades sem óculos varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é melhor quando a lente multifocal é implantada em ambos os olhos. Geralmente leva 6 a 12 semanas após a cirurgia do segundo olho para que o cérebro se adapte e a visão melhore completamente.

Qual o grau de catarata para cirurgia? A cirurgia de catarata começa a ser recomendada a partir do terceiro grau da doença.

Quais são os principais sintomas de catarata?

  1. Visão nublada. Um dos sintomas mais comuns da doença é a visão embaçada. ...
  2. Dificuldade de dirigir à noite. ...
  3. Dificuldade de fazer atividades diárias. ...
  4. Alteração da cor do olho. ...
  5. Alteração da visão das cores.

Uma catarata madura significa que se tornou grande e densa (visto nesta foto como a área azulada/branca no meio do olho). Com uma catarata madura, a lente do olho é opaca (o que significa que você não pode ver através dela), limitando severamente a visão.

Os principais riscos da cirurgia de catarata são sangramento ocular, inchaço e perda de fluidos dos olhos, infecção e descolamento da retina, camada da parte interna dos olhos. A cirurgia é considerada um procedimento simples e seguro, porém como qualquer cirurgia possui riscos.

Quem tem catarata sente dor nos olhos? Não. Esta dor pode acontecer, em casos raros, quando há um aumento súbito da pressão intra-ocular.

Ficar tempo demais olhando para qualquer tela luminosa, como as de celulares e tablets, pode causar cansaço nos olhos, além de deixá-los secos e irritados. Isso porque essa luz azul-violeta é responsável por causar degeneração macular, uma das principais causas de cegueira do mundo.

Após realizar a cirurgia de Catarata, é muito comum que o contraste da visão aumente. Isso significa não apenas que você conseguirá enxergar melhor as imagens, mas também haverá um aumento significativo do brilho e das cores na sua visão. A cirurgia, portanto, muda a forma como você enxergará o mundo.

Os principais sintomas da catarata são visão embaçada e baixa de visão à noite. Também podemos citar outros sinais frequentes, como alteração continua do grau do óculos e percepção que as cores estão menos nítidas. Caso você perceba que a sua visão de perto melhorou, fique atento, o sintoma pode indicar catarata.

O uso de óculos com proteção contra os raios UVA e UVB, além de chapéus e bonés durante a exposição solar podem ajudar na prevenção da catarata. Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras.

Alguns dos principais remédios que podem causar a catarata incluem:

  1. Corticóides. ...
  2. Antibióticos. ...
  3. Remédios para acne. ...
  4. Antidepressivos. ...
  5. Remédios para pressão alta.

O pterígio, conhecido popularmente como “carne crescida” e muitas vezes confundida pelo paciente com catarata, é uma doença ocular benigna que chama bastante atenção. O quadro se caracteriza por uma alteração na estética do olho, com a formação de uma pele mais grossa e avermelhada no canto interno dos olhos.

A cirurgia será feita nos dois olhos? A catarata costuma afetar os dois olhos, porém é comum que um deles esteja mais comprometido que o outro. Nesses casos, o oftalmologista faz a intervenção primeiro no olho cuja visão está mais prejudicada.