O que acontece se não estourar a bolha?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

Superficial: a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa. Profunda: a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

Você não pode estourar as bolhas que surgiram de queimaduras. As bolhas funcionam como um curativo biológico para a queimadura, auxiliando na cicatrização da ferida. Se você estourar as bolhas, a ferida pode ser infeccionada pelos microrganismos existentes na pele.

Os Curativos para Bolhas Nexcare são ideais para proteger e cobrir bolhas, pequenos ferimentos como cortes e arranhões e pequenas queimaduras, auxiliando na cicatrização. São produzidos com gel hidrocolóide, um componente que absorve a secreção da bolha, aliviando a dor da região e ajudando na cura.

A recuperação total geralmente ocorre em quatro semanas. Nesse período, sempre que for calçar sapatos, você pode passar vaselina no machucado, para minimizar o atrito na região, ou protegê-lo com gaze.

Jamais remova a pele “solta” que está cobrindo a bolha. Ela é um curativo natural que ajudará a manter protegida a pele interna machucada. É importante se certificar que o material que será usado para furar a bolha esteja devidamente esterelizado. Se não estiver limpo, isso pode acabar ocasionando uma infecção.

Em cerca de duas semanas a bolha seca e forma uma casquinha — que de maneira nenhuma pode ser puxada ou retirada também! Caso a bolha seja muito grande e dolorida, você pode estourá-la no banho ou com uma agulha esterilizada até que todo o líquido saia, mas não retire a pele.

No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas com conteúdo amarelado ou cor de chocolate e, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente queixar-se de “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).

Bolhas são ferimentos que se formam na pele quando ela sofre algum tipo de atrito que provoque um descolamento entre a epiderme e a derme. A bolha inicia com o simples descolamento da pele e pode evoluir para uma bolha com a formação de líquidos na sua parte interna, ou ainda para uma situação com sangramento.

Repouso: descanse os pés e deixe o local afetado arejado o máximo possível. Proteja: procure usar curativos que não tenham colas, como uma gaze por exemplo, eles ajudam a manter as bolhas longe de atritos. Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas.

Você não deve furar as bolhas das feridas, e nem passar nenhum tipo de hidratante comum ou óleo. Pomadas para queimaduras devem ser aplicadas, mas só se forem orientadas por um médico. Procure atendimento médico se as bolhas formadas forem muito grandes ou se elas estiverem com aspecto inflamado.

Por isso é recomendado que vá para o hospital imediatamente, e logo após a queimada, coloque água da torneira ou soro fisiológico na região. Após isso, é ideal colocar uma gaze umedecida em soro fisiológico na região afetada. E claro, deixar para que o médico cuide e determine os cuidados necessários.

Não estourar a bolha, é importante não mexer no local para evitar alguma infecção ou algo do tipo; Proteger a área afetada com gaze; Não utilizar sapatos fechados até que a bolha cicatrize; Jamais arrancar ou puxar a pele da bolha (isso pode ferir ainda mais a pele e deixá-la desprotegida, mais propensa a infecções).

Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Quando há infecções em queimaduras, a região fica mais avermelhada. "Não se trata da vermelhidão da queimadura, mas sim de uma vermelhidão de infecção na periferia, ou seja, na borda do ferimento. Secreções como pus, diferentes daquelas originadas da queimadura inicial, também são sintomas", esclarece Adorno.

Pode ser superficial ou atingir camadas mais profundas da pele. Em hipótese alguma você não deve nunca estourar as bolhas. Pois se você estourar, os germes existentes na pele irão infeccioná-las. Além do mais, as bolhas funcionam como curativo biológico para a queimadura, auxiliando a cicatrização.

O Curativo Hidrocoloide para Bolhas e Calos Cremer Advanced, além de ser indicado para calos e bolhas, é ideal para quem pratica esportes e busca prevenção e proteção contra atrito, fricção e pressão, sem abrir mão de conforto e performance.