O que acontece se não desligar o celular no avião?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Se você não desligar o celular (ou colocá-lo em modo avião), cada vez que a aeronave passar pelo raio de alcance de uma torre seu aparelho tentará se conectar com ela.

É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim.

O modo avião é um recurso de celulares e outros dispositivos como notebooks, que desliga por completo os sistemas de telefonia celular, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.

O benefício de internet no avião está disponível apenas para smartphones e em aeronaves GOL e LATAM elegíveis com tecnologia da Intelsat. Este benefício não inclui chamadas de voz, uso de VPN e acesso às plataformas de streaming de vídeos. Sobre o que você quer saber?

Mas por que turbulência não derruba aviões? Basicamente, porque eles são flexíveis —o que também pode parecer meio assustador, mas, acredite, é o que nos salva das turbulências. Ao atravessar áreas de instabilidade, é comum que passageiros relatem que as asas do avião balançam muito.

A Azul foi a última das quatro grandes companhias nacionais a liberar seus passageiros a usar dispositivos eletrônicos em modo avião durante todas as etapas do voo.

Baterias sobressalentes de íon-lítio com mais de 160 Wh: não são permitidas em voos, seja na bagagem de mão ou na despachada. Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.

Três das principais companhias aéreas que atuam no Brasil começaram a proibir o embarque de passageiros com smartphones do modelo Galaxy Note 7, da Samsung.

Enviar mensagens

  1. Abra o “Gerenciador de tarefas” e finalize todos os aplicativos em execução;
  2. Ative o “Modo avião” do celular pelo menu de “Acesso rápido”;
  3. Abra o WhatsApp e envie uma mensagem para um contato. Ela ficará pendente;
  4. Na tela de bloqueio ou na tela inicial do aparelho, saia do “Modo avião”.

O sinal de Wi-Fi no avião funciona porque é levado aos milhares de metros de altitude basicamente de duas maneiras: pelas tradicionais torres de transmissão, instaladas por todo o mundo; ou por conexão via satélite. Ou seja: o sinal Wi-Fi funciona no avião vindo ora de cima, ora de baixo.

Basta verificar se há um alerta de wi-fi ao lado do sinal de atar cintos. O acesso à rede só estará disponível quando este alerta estiver ligado. A rede a ser conectada tem o nome “gogoinflight”. Automaticamente, o seu dispositivo deverá abrir o navegador com a página para escolha do pacote desejado.

LATAM Airlines - Agora você pode usar seu celular ou tablet no modo avião durante o voo, até mesmo no pouso e na decolagem.

O especialista Tom Farrier, ex-diretor de segurança da Associação de Transporte Aéreo, afirma que a hora mais segura para viajar nas aeronaves é de fato durante a manhã. Isso porque à noite pode existir uma fadiga da tripulação, além de desorientação de espaço.

Estudo recente liderado por pesquisadores da Swiss TPH descobriu que o ruído agudo de aviões durante a noite pode causar morte por complicações cardiovasculares em apenas duas horas de exposição ao barulho.

Os aviões podem evitar zonas de turbulência com o uso de radares meteorológicos, que indicam as nuvens mais densas. VOAR COM CHUVA - Mesmo que a chuva seja intensa, é possível voar com segurança porque a aeronave foi concebida para operar nessas condições.

Se você vai pegar um voo comercial pela primeira vez, é importante saber: faz frio dentro do avião. Por esse motivo, é importante sempre levar um casaco, principalmente nos casos de voos mais distantes ou internacionais.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

No item pessoal geralmente são levados notebook, tablet, máquinas fotográficas, documentos, produtos de higiene pessoal que podem ser necessários durante o voo, livros ou passatempos, remédios, além de uma muda de roupa (porque – três batidinhas na madeira – ninguém está livre de ter a bagagem despachada extraviada).