O que acontece se não declarar óbito?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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A Lei dos Registros Públicos imprime o caráter de obrigatoriedade à declaração do óbito pelos sujeitos enumerados, assim como ocorre quanto à declaração de nascimento. Isso implica reconhecer que a omissão, daquele legalmente incumbido da declaração, configura descumprimento de conduta juridicamente imposta.

O prazo para pedir a certidão é de até 15 dias após a morte. Feito o requerimento, o cartório terá cinco dias para fazer o documento. Embora o prazo para o registro da morte seja de 15 dias, de acordo com o artigo 78 do Código Civil, o ideal é que seja feito em até 24 horas.

O declarante deverá ser o familiar mais próximo, que apresentará seu documento de identidade para comprovar o parentesco, bem como todos os documentos do falecido que puder conseguir, como carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, cartão de benefício do INSS, carteira de trabalho, título de ...

109. Quem pretender que se restaure, supra ou retifique assentamento no Registro Civil, requererá, em petição fundamentada e instruída com documentos ou com indicação de testemunhas, que o Juiz o ordene, ouvido o órgão do Ministério Público e os interessados, no prazo de cinco dias, que correrá em cartório.

Enquanto o atestado é emitido por um médico para comprovar a morte de uma pessoa, a certidão é emitida por um cartório de registro civil. O atestado de óbito, também conhecido como declaração de óbito, é feito por um médico, ainda que a morte não tenha ocorrido dentro de um hospital.

Na certidão, entre outras informações, deve constar a hora e a data do falecimento, se a pessoa era casada e deixa filhos, com nome e idade de cada um, se deixa bens e herdeiros, se era eleitor, se a morte foi natural ou violenta e a causa conhecida.

via amarela

O médico atestante entrega primeira e a segunda via (branca e amarela) à família, que apresentará ao cartório do registro civil. A via amarela fica no cartório para obtenção da Certidão de Óbito, e a via branca será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde para alimentar o Sistema de Informação de Mortalidade.

Declaração de quem morreu em 2022 é igual a de pessoa viva
Ou seja, a declaração de 2022 corresponde a todas as rendas e despesas feitas pelo seu parente no ano passado, quando ele ainda estava vivo. Apenas no ano que vem, no IR 2023, você deverá fazer a Declaração Inicial de Espólio do seu parente.

80 da Lei 6.015/73 determina que os nomes dos filhos do falecido devem constar no assento de óbito, não fazendo qualquer distinção entre vivos e mortos.

Assim como ocorre com a certidão de nascimento, a emissão da primeira via da certidão de óbito é gratuita. A gratuidade do documento ocorre desde 1994, e a cobrança pela emissão do documento é considerada uma infração grave.

QUANTO CUSTA: Os valores giram em torno de R$ 3 a 5 mil, depende da complexidade da causa. Para definir o valor é necessário analisar os documentos.

O atestado de óbito é emitido pelo médico que atendia o paciente no momento do falecimento. Se a morte ocorreu dentro do hospital, o procedimento é simples, pois o próprio profissional que acompanhou o caso vai elaborar o documento e entregá-lo para os familiares.

a certidão de óbito não é o documento próprio para declaração de bens. É irrelevante prestar esta informação neste momento, pois a certidão de óbito é o registro da morte e não da existência de filhos ou de bens. Não interfere e nem é passível de punição que estas declarações estejam corretas.

Caso o ente falecido tenha deixado dívidas e despesas de funeral, estas serão abatidas sobre todo o acervo pertencente ao falecido.... Em outras palavras, os bens do falecido pagarão as dívidas e despesas de funeral deixadas, e o remanescente será dividido entre os herdeiros....