O que acontece se não cuidar de uma fratura?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos. Essas lesões podem complicar o tratamento da fratura e/ou causar problemas temporários ou permanentes.

O também apresenta inchaço, principalmente no dorso do (peito do ). Além disso, o acometido pode apresentar hematoma. Nos casos onde a fratura ocorrer no colo ou cabeça do osso metatarso, o paciente pode apresentar uma calosidade na planta do , além de poder desenvolver a metatarsalgia.

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos. Isso dependerá da localização e gravidade da fratura de cada paciente, do tipo de procedimento cirúrgico realizado e de outras considerações.

Fratura: a fratura de punho é a lesão mais preocupante.

Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para correção do dano, principalmente nos casos onde há um grande deslocamento ósseo, presença de fragmentos ou fraturas expostas. Essa cirurgia pode ser realizada para colocação de pinos, placas, ou outro tipo de fixação.

No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado". Fraturas normalmente estão ligadas a torções, esforços contínuos ou à pressão excessiva em determinada estrutura do corpo.

dor intensa e inchaço no local fraturado; incapacidade parcial ou total de mexer o membro fraturado; deformidade, hematomas e ferimentos no local; dormência, formigamento e estalos na área da fratura.

O tempo de recuperação varia com a lesão, sendo que a maioria dos pacientes começa a andar 45 dias após a fratura. O tempo de recuperação para o trabalho e esportes pode variar de 2 meses a 1 ano.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Fatores que causam o retardo de consolidação óssea
Alguns medicamentos, como corticosteroides e outros imunossupressores. Fraturas graves, complicadas ou com algum tipo de infecção. Idade avançada. Má nutrição ou metabolismo prejudicado.

Dor intensa e inchaço no local; Incapacidade parcial ou total de mexer o membro; Hematomas e ferimentos no local; Dormência, formigamento e estalos na área da fratura.

Quais são os tipos de fraturas existentes?

  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

O suco de couve e cebola para faturas é um excelente remédio caseiro, pois esses ingredientes são ricos em cálcio, que fortalecem os ossos e ajudam as fraturas a sararem mais rapidamente.

Trincado: esse é um termo popular utilizado para fraturas incompletas, menos graves, ou seja, ela não rompeu a cortical oposta, gerando uma fissura. Não confundir com o termo contusão. O trincado embora seja incompleto, não deixa de ser uma fratura. Essas são as principais diferenças entre cada um de seus termos.

A região pode apresentar inchaço e ficar um pouco dolorida. Um tratamento para esse período é: aplicar água gelada e água quente para reduzir a sensação de inchaço. Além disso, aplicar gelo na região também pode auxiliar.

O tipo de lesão ligamentar ou óssea e o local da fratura são os mais importantes. Assim, note que é prejudicial a retirada o gesso antes da recomendação e sem supervisão de um médico ortopedista, pois o osso pode ainda não ter se consolidado completamente e qualquer impacto na região poderá agravar a situação.

Apesar de um conceito errôneo, não existem provas de que um osso, depois de quebrado e curado, ficará mais forte do que antes. Quando um osso é fraturado, ele inicia seu processo de cura formando uma calosidade no local da fratura, onde é depositado cálcio para ajudar na reconstrução, explica o Dr. Terry D.

O uso de pinos e placas geralmente é usado em fraturas que classificamos como articulares, porque pode se estender até a cartilagem nas extremidades dos ossos que formam uma articulação.

Qual osso mais fácil de quebrar? Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.

Imobilização: É um método comum de tratamento para fraturas simples, onde o osso é mantido imóvel para permitir a cura. Isso pode ser feito com o uso de gesso, tala ou órtese. O tempo de imobilização varia de acordo com a gravidade da fratura, mas pode levar semanas ou meses.