O que acontece se não comparecer ao casamento civil?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

I - Caso os nubentes não compareçam à cerimônia matrimonial, inexiste casamento, vez ser a celebração um dos pressupostos do enlace. Não há que se falar em anulação de ato, mas sim em inexistência.

Boa noite, vá ao cartório e desmarque o casamento, provavelmente não haverá mais taxas a serem pagas.

É importante ressaltar que caso não haja um decreto estadual ou municipal com a obrigatoriedade dos adiamentos dos eventos na localidade, o casamento será adiado por liberalidade dos noivos e por isso é preciso ainda mais negociação entre as partes para um bom ajuste final, uma vez que nesse caso o contrato de ...

Em caso de coação, quando uma das partes se casa mediante pressão psicológica, chantagem ou constrangimento, o casamento também pode ser anulado, com prazo de 4 anos. Outro motivo para anulação pode ser a incompetência da autoridade celebrante, com prazo de 2 anos.

As partes envolvidas podem desistir do casamento a qualquer momento antes da cerimônia e não há consequências legais para essa decisão. No entanto, se uma das partes desistir do casamento após o noivado, a outra parte pode ter direito a uma compensação financeira pelos prejuízos sofridos.

Segundo à legislação brasileira, admite-se que o O que o juiz fala no casamento civil é, ao mesmo tempo, contrato e instituição social, pois, apesar de possuir a forma de um contrato, possui também conteúdo de instituição, regulado pelo Código Civil brasileiro.

O inciso 1 do artigo 1.538 do Código Civil anula a união caso uma das partes, “recusar a solene afirmação da vontade”, diga que não “é livre e espontânea” ou “manifestar-se arrependido”.

O casamento civil realizado pelo Cartório de Registro Civil é ato sério. Os noivos precisam não só estar cientes dos efeitos que a modalidade traz para vida do casal, como também sobre as suas regras. Dizer “não” ao celebrante, mesmo que seja apenas como uma forma de descontração, pode anular o ato ou adiá-lo.

A primeira coisa a se fazer é avisar os seus convidados o quanto antes. Por conta da atual situação, muito provavelmente eles já devem imaginar a causa, e o porque do adiamento do seu casamento. Entretanto recomenda-se enviar uma nota oficial em nome dos noivos.

Infelizmente, a lei determina que o procedimento de alteração somente poder ser feito por via judicial. Assim, não será possível diretamente no Cartório de Registro Civil, aonde você casou, e nem mediante escritura pública lavrada em Cartório de Notas. Fique atento e contrate um bom advogado para te representar!

As testemunhas do casamento civil
Assim como na habilitação, as testemunhas do dia da cerimônia precisam ser maiores de 18 anos, estar munidas dos documentos pessoais originais e não podem ser pai e mãe dos noivos.

São necessárias no mínimo duas pessoas e no máximo 4. Devem ser maiores de 18 anos e estarem presentes no dia do casamento. Não é necessário que sejam um casal e podem ser parentes.

Quanto custa? O valor da escritura de divórcio é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado de São Paulo: R$ 548,68 (quinhentos e quarenta e oito reais e sessenta e oito centavos) se o casal não tiver bens a partilhar.

Separação - Qual o procedimento para fazer a separação no cartório? O advogado ou o casal de separandos solicita a escritura apresentando os documentos de identidade, CPF e a certidão de casamento. O tabelionato faz a minuta do ato e, se estiver tudo de acordo, o ato é lavrado e assinado.