O que acontece se não circuncidar?

Perguntado por: lbarbosa6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como o interior do prepúcio pode ser um lugar convidativo para os germes, alguns estudos sugerem que os homens não circuncidados têm uma probabilidade um pouco maior do que os outros homens de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST).

A circuncisão é recomendada em casos de fimose com dificuldade total ou parcial da exposição da glande para a higiene; em casos de infecção urinária ou balanopostite de repetição, DST's recorrentes ou simplesmente por questões estéticas! Consulte um urologista!

LONDRES - Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, revelou que a circuncisão masculina não reduz o prazer sexual e que, por isso, não restariam argumentos contra a utililização do método como forma de ajudar na prevenção da Aids.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Portanto, esta cirurgia pode ser feita em qualquer idade do homem, quando bem indicada. Converse com seu urologista para saber se esta cirurgia é adequada pra você.

Sim, pode deixar a glande exposta, mas não por muito tempo, para não haver risco de parafimose.

Quem tem fimose pode ser pai? A resposta é sim. A presença de fimose moderada não impede o pênis de ejacular, ela apenas pode prejudicar a qualidade da relação sexual, causando desconforto ao invés de prazer. Ou seja, desde que não atrapalhe a ereção, o homem que é portador de fimose consegue ter filhos.

Um corte será feito no prepúcio pelo lado superior do pênis com uma tesoura, enquanto um segundo corte será feito na parte inferior do membro, removendo o prepúcio ao redor da borda da coroa da glande.

Cerca de 80% dos recém-nascidos meninos têm a glance protegida pelo prepúcio e é normal que nos primeiros anos não possa se retrair. Quando a fimose persiste, a circuncisão é indicada, normalmente após os 2 anos de idade.

A realização da cirurgia de fimose pode atrapalhar ou impedir o homem a engravidar uma mulher? Não. Essa cirurgia não tem impacto algum sobre a fertilidade do casal.

Qual é o preço medio praticado para a circuncisão? Boa tarde, isso varia muito de urologista para urologista (No geral em torno 1000-3000 reais).

A natureza nos fez com a glande recoberta pelo prepúcio, porém não há problema em mantê-la exposta, o que facilita a higiene local, algo muito importante. Não há como mantê-la permanentemente exposta sem cirurgia (postectomia). Espero ter ajudado!

Pós operatório da fimose
Entre 10 a 14 dias o pênis começa a desinchar e os pontos vão se soltando. É recomendado repouso, não molhar o curativo, fazer compressas frias na região e trocar o curativo somente no dia seguinte a operação. São prescritos analgésicos para aliviar a dor.

Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica. O hábito antigo de forçar um descolamento não está indicado e deve ser evitado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.

Aumente seu desempenho sexual
A cirurgia de fimose pode aumentar o desempenho sexual de diversas maneiras. Por exemplo, muitos homens podem sentir incômodos devido ao excesso de pele que reveste o pênis. Então, quando o prepúcio é removido, a movimentação durante as relações sexuais costuma se tornar mais agradável.

Quais problemas a fimose pode causar? A pele que recobre a glande dificulta a higiene correta do pênis e favorece o acúmulo de esmegma –concentração de óleo, sujeira, pele e umidade no órgão sexual. Isso facilita a proliferação de fungos e bactérias, que podem gerar infeções que causam dor, inchaço, mau odor.

A fimose, geralmente, é uma condição indolor. No entanto, ela pode dificultar a higiene e provocar alguns sintomas como vermelhidão e inchaço, facilitando infecções locais e infecções urinárias. Um prepúcio muito apertado também pode provocar incômodos durante a micção e relação sexual.

Fimose e vida sexual
Caso o homem desejar, é possível remover essa pele através da postectomia, que é a cirurgia de remoção. Normalmente, essa cirurgia é feita na infância ou adolescência, com o intuito de evitar qualquer complicação.

A circuncisão é uma intervenção cirúrgica em que se remove o prepúcio, a pele que cobre a glande.

Além da proteção contra o HIV, homens circuncidados apresentam menos infecções pelos papilomavírus, pelo treponema da sífilis e pelos vírus do herpes genital. Os mecanismos através dos quais a circuncisão protege são mal conhecidos.