O que acontece se não chapiscar a parede para rebocar?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O chapisco é a principal base de suporte para o reboco. Isso porque quando o reboco é diretamente aplicado, sem a preparação com chapisco, ele pode não ter aderência. Quando o material é previamente aplicado, o muro ou parede recebe uma consistência áspera, que ajuda a segurar o reboco em uma aplicação posterior.

Resumindo, o chapisco tem a função de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento, o emboço é aplicado para regularizar a superfície do chapisco e o reboco é uma camada de acabamento.

Por sua vez, o reboco com gesso pode ser feito direto na alvenaria. Ou seja, não é preciso fazer chapisco e emboço. Então, é a forma mais prática. No entanto, como falamos, não é recomendado para cômodos que tenham contato com umidade.

Se falarmos de uma alvenaria convencional em que será aplicada a argamassa de cimento para o reboco, haverá o risco desse reboco não ter aderência suficiente no bloco cerâmico, levando ao desplacamento da argamassa. Por isso que o chapisco tem a superfície áspera, conferindo uma boa aderência entre o bloco e o reboco.

e eu vi lost mente chapisquinho ele é um aditivo promotor de aderência e flexibilidade para argamassa e chapisco o nosso traço de massa nós usamos sempre a medida de três por um três partes de areia e uma de cimento.

O chapisco é a principal base de suporte para o reboco. Isso porque quando o reboco é diretamente aplicado, sem a preparação com chapisco, ele pode não ter aderência. Quando o material é previamente aplicado, o muro ou parede recebe uma consistência áspera, que ajuda a segurar o reboco em uma aplicação posterior.

Antes de aplicar o reboco é necessário fazer a fixação das mestras ou taliscas. As mestras servirão de guia para o seu pedreiro não errar na espessura. As mestras geralmente são retalhos de piso ou pedaços de madeiras fixados na alvenaria com a própria argamassa do chapisco.

Rebocar a parede com argamassa além de amenizar a temperatura de ambientes internos, cria uma excelente acústica para o espaço. E apesar de algumas pessoas não considerarem esse tipo de reboco bonito, vale ressaltar que sua superfície permite acabamentos com massa corrida, pintura direta, grafiato e papel de parede.

Cura: Como já dissemos, são necessários, no mínimo, 3 dias após a aplicação do chapisco para iniciar o reboco. Mas, esse tempo pode variar por conta da quantidade da mistura aplicada. Por isso, é bom verificar se está realmente seco antes de começar a próxima etapa, mas o chapisco, geralmente, seca bem rápido!

Esse sistema é formado por três etapas: a primeira, é a do chapisco, que garante aderência à superfície; a segunda, do emboço, regulariza a parede; e a terceira e última etapa corresponde ao reboco, que proporciona uma parede plana e lisa para aplicação de pintura.

Aqui nós vamos te explicar do que se trata cada um desses elementos e a sua importância na hora de realizar a construção da sua alvenaria. Iremos explicar cada um deles por ordem de aplicação, ou seja, primeiro o Chapisco, depois o Emboço e por último o Reboco.

Degradação do reboco
É esse ditado que provavelmente está causando a degradação no reboco das suas paredes. Isso acontece porque produtos de baixa qualidade ou curto tempo de vida útil podem causar uma degradação mais rápida do reboco, dando a impressão de que ele está “esfarelando ao toque”.

O revestimento das paredes internas conta com uma proporção específica, que é diferente daquela que será aplicada à área externa. Isso porque, internamente, não há uma grande exposição ao tempo, sendo que o sol, o frio, os ventos e a chuva influenciam bastante na durabilidade da massa do reboco.

Execução do chapisco:
Inicialmente, devemos molhar razoavelmente toda a superfície da alvenaria. Isso é necessário para que não ocorra absorção, por parte dos blocos, da água necessária à cura do chapisco. Logo em seguida, deve-se preparar uma argamassa no traço de 1:3 de cimento e areia média ou grossa sem peneirar.

Apesar da superfície irregular do chapisco ser mais trabalhosa de pintar, a tinta adere sem dificuldades. Assim, confira agora nossas dicas para realizar a pintura de superfícies de chapisco. Boa leitura!

Aplicação do chapisco
Utilize rolo de textura alta; Umedeça o rolo antes da aplicação; Carregue o rolo com argamassa e retire o excesso; Aplique a argamassa sobre a base, de baixo para cima, com movimentos de vai e vem, cobrindo uniformemente a base.

O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa. São eficazes para construções com blocos de concreto e drywall.

3 dias

O período de cura recomendado entre o final da aplicação de chapisco e o início da realização da argamassa é de 3 dias.

O chapisco é a primeira argamassa aplicada à base e que fica em contato direto com a alvenaria. Ele torna a superfície da parede mais áspera e porosa, segurando com maior facilidade a segunda camada (emboço). Além disso, a aderência do reboco pode ficar prejudicada sem a execução do chapisco.