O que acontece se não chapiscar a parede?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

O chapisco é a principal base de suporte para o reboco. Isso porque quando o reboco é diretamente aplicado, sem a preparação com chapisco, ele pode não ter aderência. Quando o material é previamente aplicado, o muro ou parede recebe uma consistência áspera, que ajuda a segurar o reboco em uma aplicação posterior.

O custo final do gesso, quando comparado ao do reboco, é bem menor. Sem contar que o processo é mais rápido e não requer tanta mão de obra. O acabamento já fica praticamente perfeito. Na maioria dos casos, não é necessário o uso de massa corrida, sendo possível ir direto para a parte da pintura.

O chapisco é a principal base de suporte para o reboco. Isso porque quando o reboco é diretamente aplicado, sem a preparação com chapisco, ele pode não ter aderência. Quando o material é previamente aplicado, o muro ou parede recebe uma consistência áspera, que ajuda a segurar o reboco em uma aplicação posterior.

Aplicação do chapisco
Utilize rolo de textura alta; Umedeça o rolo antes da aplicação; Carregue o rolo com argamassa e retire o excesso; Aplique a argamassa sobre a base, de baixo para cima, com movimentos de vai e vem, cobrindo uniformemente a base.

É importante lembrar que o ideal é sempre chapiscar a parede antes do reboco, para criar a camada que vai segurar o reboco. Essa camada terá dupla função, pois de um lado ela fixa o tijolo ou bloco e do outro vai fixar o reboco, aplicado posteriormente.

Execução do chapisco:
Inicialmente, devemos molhar razoavelmente toda a superfície da alvenaria. Isso é necessário para que não ocorra absorção, por parte dos blocos, da água necessária à cura do chapisco.

O preço médio a ser investido no reboco das paredes gira em torno de R$ 95 o m².

O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa. São eficazes para construções com blocos de concreto e drywall.

perfeito não tem problema só não pode o reboco de trás tá o. soltando. e nem força então retira. e picota lixa lava parede e dá o chapisco aí fica show de bola e não tem problema assim você consegue fazer um reboco por cima de outro aparelho aí seguindo todo esse procedimento aí.

O uso do gesso em substituição ao reboco comum é uma alternativa indicada para muitos casos e apresenta algumas vantagens, como rapidez na aplicação, economia de tempo, possível diminuição de custo e bom acabamento da parede.

e eu vi lost mente chapisquinho ele é um aditivo promotor de aderência e flexibilidade para argamassa e chapisco o nosso traço de massa nós usamos sempre a medida de três por um três partes de areia e uma de cimento.

Esse sistema é formado por três etapas: a primeira, é a do chapisco, que garante aderência à superfície; a segunda, do emboço, regulariza a parede; e a terceira e última etapa corresponde ao reboco, que proporciona uma parede plana e lisa para aplicação de pintura.

3 dias

O período de cura recomendado entre o final da aplicação de chapisco e o início da realização da argamassa é de 3 dias.

O esfarelamento é uma grave intercorrência nas propriedades técnicas do concreto ou da argamassa. Está relacionado ao excesso de água, dosagem incorreta do traço, uso de materiais de baixa qualidade ou utilização logo após o término do início de pega.

Antes de passar massa corrida na parede chapiscada, é preciso lixar toda a superfície para garantir que ela fique lisa. Depois, é possível causar o mesmo efeito na nova pintura.

Cuidados ao Chapiscar
Cura: Como já dissemos, são necessários, no mínimo, 3 dias após a aplicação do chapisco para iniciar o reboco. Mas, esse tempo pode variar por conta da quantidade da mistura aplicada.

Isso acontece porque não sabemos quanto tempo vamos levar para rebocar a parede e a massa pode secar no chão, desperdiçando o material. Por isso, vá adicionando água aos poucos até a mistura ficar bem flexível à medida que vai usando a massa para rebocar.

O principal uso da areia média na construção é para o preparo de argamassa usada no assentamento de tijolos e blocos e chapisco.

O chapisco é a primeira argamassa aplicada à base e que fica em contato direto com a alvenaria. Ele torna a superfície da parede mais áspera e porosa, segurando com maior facilidade a segunda camada (emboço). Além disso, a aderência do reboco pode ficar prejudicada sem a execução do chapisco.