O que acontece se não assinar holerite?

Perguntado por: sbeiramar . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Afinal, esse é um comprovante de que o pagamento mensal foi feito corretamente, respeitando todas as diretrizes da lei trabalhista. Não entregar esse documento pode gerar processos trabalhistas e consequentemente a empresa pode ser condenada a pagar multas.

Fabiano Caetano 349942/SP há 7 anos. Não. O correto é assinar no momento em que você recebe. A data de pagamento não é uma simples data que o empregador solicita que você coloque no seu holerite.

“Se o trabalhador não estiver recebendo o documento para assinar, é importante questionar o que está acontecendo. Caso não se sinta seguro para conversar diretamente com a empresa, a pessoa deve vir até o sindicato e relatar a situação. Daremos todas as orientações necessárias”, explica.

O servidor público tem acesso ao contracheque por meio do site ou aplicativo SouGov.br. Basta acessá-los usando CPF e senha cadastrada, após, ir na área de autoatendimento e clicar em “consulta contracheque”.

O holerite tem papel fundamental na rotina das organizações, servindo como um alicerce no controle financeiro, tributário e trabalhista. Além disso, para os empregados, o holerite é um comprovante de renda, para que eles tenham conhecimento do valor bruto e líquido do seu salário, extras, descontos, etc.

Ela é válida tanto para as pessoas físicas, quanto para as jurídicas. Com isso, podemos dizer que as informações pessoais dos colaboradores podem e devem ser preservadas com sigilo, como é o caso do holerite online. As empresas de software já seguem a LGPD como prática obrigatória – é o caso da Convenia também.

É muito importante que você, ao receber seu recibo de pagamento da empresa (holerite), coloque a data em que o salário entrou na sua conta bancária antes de assiná-lo. Se você não possui conta no banco e recebe em dinheiro, coloque no holerite a data em que o salário for entregue para você em mãos, antes de assiná-lo.

Certamente responderão sim todos os funcionários que trabalham no regime de contrato estabelecido pela CLT. Todas as empresas são obrigadas a fornecer holerites aos funcionários por lei, e o não cumprimento desse requisito pode resultar em sanções e multas.

O holerite online pode ser disponibilizado pelas empresa de dois jeitos: por meio de uma plataforma de RH online, na qual o colaborador terá um login e senha pessoal para realizar seu acesso, ou, via e-mail, que é encaminhado todo mês pelo departamento pessoal.

Um funcionário cometeu falta grave passível de aplicação de advertência, no entanto o funcionário recusa assinar a advertência. Nesse caso, basta o empregador chamar duas (2) testemunhas para assinar o documento na presença do empregado.

Portanto, quando o empregado, comunicado por meio do aviso prévio pelo empregador, se recusa a assinar, cabe ao empregador solicitar que, no mínimo, duas testemunhas presenciem a comunicação da demissão e atestem, por meio de assinatura no documento, tal procedimento.

O que é o direito de recusa? Direito de recusa é um benefício dado a qualquer profissional de recusar a executar total ou parcialmente as tarefas laborais quando estiver exposto a riscos. Sejam eles em relação à sua saúde ou à segurança do trabalho de forma geral.

A primeira delas é através de uma plataforma de RH online, na qual o funcionário poderá acessar o documento utilizando uma senha e login pessoal. A segunda maneira de acessar o holerite online é recebê-lo através de e-mails do próprio departamento pessoal da empresa.

Como fazer o holerite? Passo a passo fácil + Modelo Gratuito

  1. Conheça a categoria do funcionário.
  2. Escolha um sistema.
  3. Faça os cálculos necessários. Calculando o INSS, FGTS e IR. Calculando horas extras e vale-transporte.
  4. Separe o salário bruto do líquido.
  5. Cheque informações relevantes.

A recomendação para guardar um contracheque ou holerite é de 5 anos. O prazo estipulado é feito pensando em eventuais cobranças de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança, caso perceba erros.

Quem é responsável pela folha de pagamento? A responsabilidade pelo documento costuma ser do Departamento Pessoal das empresas, que cuida dos cálculos, fechamento e gerenciamento da remuneração dos colaboradores. O processo envolve muitos cálculos, o que pode demandar muito tempo se feito manualmente.

O holerite, também conhecido como contracheque, é o documento que comprova o salário recebido por um trabalhador. Ele permite que o empregado tenha pleno entendimento do valor bruto e líquido de seus rendimentos, bem como de descontos e de possíveis valores extras.

Tal desconto no salário do empregado varia de zero (isento) a 27,5% da sua renda, levando em consideração o valor do salário que a pessoa recebe. Importante: se considera para tal cálculo o valor total de todos os vencimentos e não apenas o salário base.

Há vários descontos na folha de pagamento e é importante ficar atento para não errar no cálculo das taxas. Temos os abatimentos compulsórios, definidos pela lei, como o INSS, imposto de renda, contribuição sindical e aqueles facultativos, como benefícios para saúde, convênios com academias e outros serviços.

Como hoje o pagamento via depósito em conta salário é extremamente comum, o holerite online é legal sim, e a distribuição digital pode ser feita tranquilamente.