O que acontece se molhar um ímã?

Perguntado por: amagalhaes3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Quando molhamos um imã, a principio não veremos nenhum efeito na água, porém a água é repelida pelo imã. O imã não irá parar de funcionar, ao molha-lo ele apenas irá repelir a água que está sobre ele. A força de repulsão dependerá do capacidade do imã.

Um ímã pode ser magnetizado novamente, esfregando um polo de neodímio, por exemplo, contra o polo oposto do antigo ímã, repetindo desta maneira com o outro lado e alcançando o efeito desejado.

Mesmo pequenos ímãs podem causar bolhas de sangue, cortes e ferimentos graves em caso de ingestão. Se mais de um ímã for engolido eles podem se atrair ao transitar pelo intestino podendo beliscar ou bloquear o fluxo causando inchaço e lesões com sério perigo de vida podendo necessitar de uma cirurgia de emergência.

Você pode aquecer um ímã até o ponto de Curie. O processo pode ser feito com dois fios de cobre que você conectou a um gerador ou a uma bateria. Você também pode se ajudar com um maçarico. No ponto de Curie, a temperatura atingida faz com que as propriedades ferromagnéticas sejam perdidas até esfriar novamente.

Você também pode usar um cinzel na marca para orientá-lo sobre o ímã. Segurando-o com uma mão e usando um martelo, você pode acertar a alça. Isso pode quebrar o ímã em dois se o corte falhar.

Existe algum material ou modo de anular um campo magnético de um ímã? Não é possível anular um campo magnético (ou um campo elétrico). Entretanto é possível providenciar que um determinando campo magnético (ou elétrico) se superponha a outro de tal forma que a soma dos dois seja nula.

Neodimio

Ímãs de Neodimio. O ímã de neodímio é o mais poderoso de todos os ímãs permanentes. Ele é frequentemente conhecido como "Super Ímã". Ele é usado em aplicações em que uma elevada força magnética é necessária a partir do menor volume possível de material magnético.

Os ímãs podem ser encontradas na natureza ou produzidos artificialmente. Os ímãs naturais são feitos de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita. Já os artificiais, são constituídos de materiais sem propriedades magnéticas, mas que podem adquirir características de um ímã natural.

A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.

A atração ou repulsão entre dois objetos magnetizados é intermediado pela ação do campo magnético. Por outro lado, pode não haver atração ou repulsão entre dois objetos magnetizados, mesmo havendo entre eles campo magnético. Isto ocorre porque o campo magnético de um ímã enfraquece conforme aumenta a distância a ele.

O ímã natural mais comum é a magnetita, pedra vulcânica em que consta óxido de ferro na sua constituição. Os ímãs artificiais mais utilizados são aqueles constituídos de bário, carbonato de estrôncio e óxido de ferro.

Já o termo imã (sem o acento agudo) ou imame é de origem árabe e significa “aquele que guia”, representando o cargo de uma importante figura religiosa para o povo islâmico.

Sabe como isso funciona? Quando passamos um imã perto de um fio de cobre, fazemos o elétrons daquele fio se movimentarem, causando uma corrente elétrica. A energia não surge do nada — gastamos a nossa energia ao movimentar a mão para gerar a energia elétrica.

Seguindo a regra da atração entre opostos, comum na física, o pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente. Por outro lado, se aproximarmos os pólos iguais de dois imãs o efeito será a repulsão.

No entanto, se você não for cuidadoso, pode facilmente acabar com um ímã coberto por limalha de ferro.

  1. Step 1. Retire o máximo de limalhas que você conseguir com seus dedos.
  2. Step 2. Pressione uma substância pegajosa, como cera ou fita adesiva, sobre as limalhas.
  3. Step 3. Remova essa substância pegajosa do ímã.
  4. Step 4.

Montando o eletroímã
O fio de cobre esmaltado precisa ficar bem justo no carretel; quanto mais alinhado, melhor. Devemos enrolar a primeira camada de fio até o final. Depois, voltamos fazendo outra camada por cima, e assim por diante. Quanto mais fio for enrolado, mais forte ficará o ímã.

Podemos colar um ÍMÃ DE NEODÍMIO na furadeira para manter os parafusos sempre à mão e não ter que sair procurando por mais deles ou pegá-los no bolso.

Para colar os imãs recomendamos a cola Fix Tudo para a maioria das aplicações. Não recomendamos a cola quente, pois sua temperadura pode desmagnetizar os imãs de neodímio. Super Bonder também não é indicado já que pode danificar o revestimento dos neodímios.

Uma blindagem magnética eficiente para campos magnéticos de um ímã se constitui em uma gaiola de material ferromagnético. Muitos equipamentos que devem ser protegidos de campo magnéticos externos estão encerrados em uma cápsula de material ferromagnético.

Calor. Para cada material de ímã, existe uma temperatura de Curie, ou a temperatura na qual o calor vai destruir a polarização do material, fazendo com que ele perca as suas propriedades magnéticas. Esses ímãs antigos podem ser remagnetizados da mesma maneira como as ligas são magnetizadas pela primeira vez.