O que acontece se misturar azul com marrom?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Misturando qualquer uma delas, sempre vai combinar. O marrom é um tom elegante, clássico. Já o azul, traz tranquilidade e ajuda a dar um toque inusitado ao ambiente, sem deixar de lado a sofisticação.

Cores terciárias
São todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.

Azul + roxo = azul-arroxeado.

A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz.

Já a união do azul com vermelho é o roxo, enquanto o laranja é o resultado da junção de vermelho e amarelo. Da mistura de cores primárias com cores secundárias, nascem as cores terciárias.

As cores que combinam com o marrom são os tons terrosos que vão desde bege, ocre, laranja até o marrom escuro. Existem outras cores que combinam com marrom, por isso você pode apostar no vermelho, tons de azul, amarelo e o verde.

A cor da mistura de preto e marrom é cinza-escuro.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo: Três são primárias (azul, amarelo e vermelho) Três são secundárias (verde, laranja e roxo) Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

A proporção é mais ou menos 87% de branco; 10% de amarelo e 3% de vermelho.

O cinza é, por definição, uma mistura de preto e branco, embora possa ser obtido misturando azul / laranja, amarelo / violeta vermelho / verde e azul / amarelo / laranja. Dependendo da proporção das cores da mistura, os resultados serão um cinza “colorido” com a maior parte de sua cor proveniente da maior quantidade.

O cinza azulado combina uma base cinza com o azul. Ele deixa o ambiente com mais personalidade, sem abrir mão dos tons neutros. Por isso, essa cor tem sido cada vez mais utilizada por várias pessoas.

Azul + amarelo = verde.

A combinação de azul (cor primária) e verde (cor secundária) resulta em azul esverdeado.

Vermelho + Roxo = Vermelho-arroxeado. Vermelho + Laranja = Vermelho-alaranjado.

A mistura de duas cores primárias forma uma cor secundária. A luz branca não é composta de duas ou três, mas de todas as cores visíveis. Partindo de apenas três cores – vermelhas, verdes e azuis – podemos ter luzes de todas as outras cores, inclusive branco.

É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.

A cor resultante da mistura da cor preta com a cor azul é um azul mais escuro. A intensidade de escuridão do azul escuro vai depender da tonalidade de azul que se estiver usando na mistura, de modo que quanto mais escuto for a tonalidade de azul, tem-se mais escuro será a cor azul resultante.

Tríade Aditiva: vermelho, verde e azul
São chamadas “aditivas” porque ao serem adicionadas, a soma dessas três cores, resulta na luz branca.