O que acontece se minha mala tiver mais de 10kg?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Isso porque até os quilos excedentes têm um limite. Caso exceda esse teto, a bagagem não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia. Ou ainda poderá ser dividida em dois volumes, desde que sejam pagas as taxas pelo número de volumes e/ou excesso de peso.

Caso a bagagem ultrapasse o limite permitido, ela não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia aérea. Em voos internacionais, o mesmo vale para peças com dimensões maiores que 300 cm lineares (soma total das medidas).

Peso da bagagem da mão
O peso máximo permitido na sua bagagem de mão pode variar de acordo com a cia aérea. Voos nacionais | a ANAC define que o peso máximo da bagagem de mão é de até 10kg. A regra se aplica para as cias Azul, Gol e LATAM. Então já sabe: para qualquer voo dentro do Brasil, não ultrapasse os 10kg.

O peso da bagagem em voos internacionais é de 64 kg (duas malas de 32 kg cada) para países que tenham franquia por peça ou 20 kg no caso da franquia por peso. Nos voos nacionais (domésticos), o passageiro pode levar até 23 kg de bagagem no porão, fora a bagagem de mão, que vai junto com ele na cabine.

Simples de usar, basta pendurar a bagagem de mão no gancho, levantá-la e, assim, identificar o peso correspondente. Se passar de 10 kg, já sabe: alguns itens vão precisar ser retirados ou a mala será despachada.

Itens que não pode levar na mala de mão:
Objetos pontiagudos ou cortantes. Ferramentas de trabalho. Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis. Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos.

Em voos domésticos, a bagagem deve ter medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10 quilos. Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e seja despachada.

Quanto se paga por excesso de bagagem
No caso, o mais comum é o pagamento de excesso por peso. Desse modo, o passageiro paga um valor por cada quilo excedente. Por exemplo, se a franquia de bagagem é de 23kg e a mala está com 25kg, o passageiro terá que pagar, além do valor da franquia, 2kg a mais.

10 kg

Franquia de bagagem de mão
Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS.

Compre uma balança para bagagem para descobrir facilmente o peso de suas malas.
...
Zere a balança.

  1. Garanta que os dois ponteiros estejam no zero se sua balança não for digital.
  2. Ela deve vir com um manual de instruções que você pode conferir se for necessário.
  3. Balanças digitais vão precisar de pilhas antes de serem usadas.

A taxa é aplicada por mala despachada, não importando o peso. E caso a bagagem exceda o limite de 23 kg ou as dimensões máximas permitidas, as companhias aéreas cobram uma taxa adicional que pode ser de até R$ 250 por peça, ou um adicional por quilo excedido.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

A mala de bordo é aquela que vai junto com você durante toda a viagem. Ela precisa atender às medidas máximas permitidas pela companhia aérea para que possa ser levada nos compartimentos de bagagem acima dos assentos do avião. Já a mala despachada é aquela que vai no bagageiro do avião.

3) Posso levar uma segunda bolsa ou mochila? Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Se você quiser levar uma mochila de mão maior que o espaço embaixo das poltronas, deve viajar apenas com ela. Nesse caso, a mochila é considerada bagagem de mão, em vez de item pessoal, e deve ser transportada no compartimento superior do avião. Além disso, cada passageiro só pode carregar uma mala no compartimento.

Já o item pessoal (ou artigo pessoal) é o que você pode levar a bordo além da bagagem de mão: geralmente uma mochila, uma bolsa ou uma sacola pequena. Caso você sente na saída de emergência ou na primeira fileira do avião, o item pessoal deverá ser guardado no compartimento superior da aeronave.

São eles:

  • objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos;
  • líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml;
  • desodorante aerosol;
  • bebidas alcoólicas.

Separamos alguns itens que não são permitidos na mala de viagem despachada em voos internacionais:

  • Aparelhos eletrônicos.
  • Documentos pessoais.
  • Dinheiro.
  • Joias e itens de valor.
  • Líquidos com mais de 70% de teor alcoólico.
  • Produtos inflamáveis, como isqueiros.
  • Cigarros eletrônicos.
  • Baterias e pilhas de íon.

Bagagem de mão em voos nacionais
uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.