O que acontece se malhar e comer pouco?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

- Não vá treinar com fome: Durante a prática o corpo precisa de energia para executar as atividades, por isso, se o seu estômago estiver vazio vai ocorrer uma perda calórica por desidratação, o que se torna um risco para a saúde. O ideal é manter uma alimentação regrada com alimentos saudáveis e nutritivos.

Diferente do que muitos pensam, eles não são os grandes vilões da história e, sim, o exagero. Uma quantidade ideal de carboidratos pós-treino, por exemplo, ajuda a repor a reserva de glicogênio perdida durante o exercício, e a combinação com a proteína torna-se essencial para recuperação das células que sofreram danos.

Além da questão energética e muscular, não se alimentar depois do treino pode causar mal-estar no organismo. Isso porque o corpo pode ter uma crise de hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), que é capaz de causar tontura e até desmaios.

Salgadinhos, refrigerantes, frituras, bolos e tortas, carne vermelha, açúcar, leite com chocolate e até frutas, legumes e barra de cereais estão na lista negra.

Os especialistas recomendam a todos fazer de 5 a 6 refeições por dia. Quem treina, seja para perder ou ganhar massa, deve focar ainda mais na alimentação, pois ela é a chave para conseguir os resultados!

5 dicas de treino para secar a barriga

  1. Priorize os exercícios multiarticulares. Por trabalharem mais de uma ariculação ao mesmo tempo, eles exigem mais energia para serem realizados, com isso há mais queima calórica. ...
  2. Faça treinos intermitentes. ...
  3. Faça pausa ativa. ...
  4. Aposte no HIIT. ...
  5. Tenha uma sequência de treinos.

Além de evitar carboidratos simples, em uma dieta para perder barriga é preciso incluir fibras no cardápio. Ou seja, quinoa, chia, linhaça, frutas e verduras aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura.

"A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

“Para uma dieta de ganho de músculo, o ideal é consumir proteína de 3 a 6x por dia, com espaços de 2 a 4h entre eles”, explica Alexandre. Outro detalhe é que não existe alimento que seja pura proteína.

O ideal é que sejam feitas de 5 a 6 refeições por dia, com atenção redobrada no café da manhã, pré e pós-treino.

Treinar em jejum sem uma recomendação é um risco enorme para quem quer obter músculos, isso porque sua reserva de energia estará muito baixa e, caso você não tenha gordura para queimar, sua massa muscular pode acabar virando seu combustível de treino.

O fato de treinar todos os dias numa academia ou por conta própria, sem acompanhamento médico e fisiológico, traz um elevado risco ortopédico e cardiológico. Temos recebido esportistas com muitas arritmias e a única constatação clínica é o excesso de treinamento a que se submete há pelo menos quatro semanas.

o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Um erro alimentar muito comum entre os praticantes de musculação é não consumir carboidratos. Claro que não pode haver exagero, mas o corpo precisa de carboidratos como pão e massas integrais, cereais, aveia, milho, entre outros.

Clara de ovos ou ovo inteiro
Rica em albumina, uma proteína de absorção lenta, as claras de ovos são indicadas para consumo antes de dormir, pois evitam a perda de massa muscular. Se preferir, você também pode consumir o ovo inteiro, inclusive a gema é boa fonte de gorduras essenciais e ajuda a regular hormônios.

Dicas de alimentação para iniciantes na musculação

  1. 1 – Valorize as proteínas na dieta.
  2. 2 – Atenção aos carboidratos.
  3. 4 – Água é fundamental para um bom desempenho na academia.
  4. 5 – Coma várias vezes ao dia, se possível, mas não é uma regra!
  5. 6 – Aposte nas vitaminas C, E e ômega 3.
  6. 7 – Ingira suplementos com moderação.

Mais do que ajudar a perder gordura e a definir o abdômen, os exercícios de barriga também ajudam a afinar a cintura.
...
Existem várias modalidades que ajudam a trabalhar a gordura da barriga, e dentre as que mais se destacam estão:

  1. Exercícios aeróbicos;
  2. Corrida;
  3. Bicicleta;
  4. Pular corda;
  5. Hidroginástica;
  6. Natação.