O que acontece se ligar uma fonte 110 em uma tomada 220?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Nem pensar ! Ela vai gastar MUITO mais pagando energia do que pagando a geladeira na tensão correta. O transformador em si consome energia (dissipando em forma de calor), assim como a fiação, que vai ter de conduzir o dobro da corrente para a mesma potência.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Se você ligar uma fonte com a seletora em 110v em uma tomada de 220v ela vai queimar,pois sofrera uma sobre carga,e se estiver ligada em um filtro,a probabilidade de queimar o fusivel não é muita.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

“A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país […] Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Assim quando se muda de uma cidade em que a energia era 220 para outra em que é 110, é preciso dar um jeito para que os eletrodomésticos (principalmente a geladeira) funcionem no novo lar, e aí se tem duas opções: comprar autotransformadores de 110 para 220 ou transformar as tomadas da casa.

As melhores opções de Transformador 110 para 220 você encontra aqui, na Leroy Merlin. Além de comprar 30 produtos de diferentes modelos, você ainda pode aproveitar os menores preços em ofertas exclusivas e todas as facilidades para fazer suas compras! Transformador 2000VA Bivolt 110/220 e 220/110 V&M Ref: 2000 V...

Ocorrera a queima do aparelho por sobretensão, podendo essa ser de imediato ou não. A maioria dos aparelhos eletrônicos tem no seu interior um fusível de segurança pra evitar que o aparelho se queime, desta forma se por acidente ligar o aparelho de forma incorreta somente o fusível se queimara.

Quando ligamos um aparelho de 110V, por exemplo, em uma tomada de 220V, ele irá queimar por não estar preparado para aquela tensão elétrica. Nesse caso, será necessário utilizar um transformador de tensão. Eles irão converter os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.

Ao ter um equipamento danificado, o consumidor deve procurar a concessionária de energia elétrica, conforme orientação do Idec, pelos canais de comunicação (telefone, SAC, aplicativo, postos de atendimento ou site da empresa).

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.