O que acontece se ligar um PC 220 em uma tomada 110?

Perguntado por: abrito3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Para suprir a demanda dos diferentes componentes do computador de mesa, as fontes mais utilizadas no pcs são no padrão ATX, que fornecem as seguintes voltagens de saída: +3,3V, +5V, +12 V, -5V, -12V e +5VSB.

A primeira coisa a fazer, é checar a fonte de energia. Ligar computadores na voltagem errada é um erro mais comum do que você pode imaginar. Notebooks geralmente possuem fontes bivolt, e possuem a indicação "110~220 volts", o que significa que são bivolt.

As melhores opções de Transformador 110 para 220 você encontra aqui, na Leroy Merlin. Além de comprar 30 produtos de diferentes modelos, você ainda pode aproveitar os menores preços em ofertas exclusivas e todas as facilidades para fazer suas compras! Transformador 2000VA Bivolt 110/220 e 220/110 V&M Ref: 2000 V...

Se não ...

Ao desconectar abruptamente o computador da tomada danifica gravemente todo o computador. O que acontece com um computador ligado na tomada e ser desligado de forma rápida é o mesmo que o coração humano parar de bater por segundos. Existem danos que podem não ser visíveis porém a longo prazo as consequências aparecem.

Veredito. Como podemos ver, não é vantajoso ligar e desligar o computador várias vezes ao dia. Não há mal em deixá-lo ligado durante a noite para executar uma verificação completa de vírus ou realizar um backup de arquivos.

Não há risco de ligar o pc diretamente na tomada? As tomadas são feitas para que se ligue tudo que funciona com energia elétrica: Computador, fogão elétrico, televisão, videogame, microondas, geladeira, ferro de passar roupa, liquidificador, batedeira elétrica, etc. O que não se pode dizer é que não há risco.

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Se você ligar um aparelho fabricado para 220 V em uma tomada 110 V, provavelmente ele não funcionará corretamente. No caso de ser um dispositivo mecânico, como um ventilador, deve funcionar com uma potência menor do que a correta, não chegando ao efeito desejado.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho. Cada fabricante pode colocar esta especificação em lugares diferentes no equipamento, porém a grande maioria coloca nessas etiquetas.

Na dúvida, não use, pois trata-se de um investimento desnecessário. Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais.

Pode sim ser ligado o monitor sem problema, mais não esquecendo que o PC tem que estar protegido de preferência um NOBREAK.

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.