O que acontece se ligar o terra do chuveiro no neutro?

Perguntado por: egil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como de terra que estão neste ponto. passam a ser um cabo de fase como o carro de terra dentro do chuveiro já em contato com a água este passa a ficar com potencial direto e as pessoas que tomarem banho nesta situação podem sofrer um choque elétrico.

Em muitas residências, o instalador, por não saber onde conectá-lo, deixa este fio solto. A falta de aterramento, no chuveiro elétrico é muito perigoso, porque se a resistência elétrica ¨queimar¨ (partir), durante o banho, a pessoa ao fechar a água, colocando a mão na torneira, levará um choque elétrico.

O aterramento permite um controle das tensões desenvolvidas no solo (passo, toque e transferida) quando um curto-circuito fase-terra retorna pela terra para a fonte próxima ou quando da ocorrência de uma descarga atmosférica no local.

Para evitar esse problema o fio fase fica na entrada da esquerda do disjuntor, o fio terra na entrada do meio e o fio neutro na direita.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

O terra NUNCA assumirá o papel de neutro, pois a única função do terra é proteger as pessoas e animais contra choques elétricos devido a correntes de retorno pelo condutor neutro ou condutor de aterramento.

Esta corrente elétrica escapa da resistência do chuveiro elétrico é muito baixa e não é capaz de vencer a resistência da pele humana que está intacta – por isso, não a sentimos na maioria das vezes.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.

O aterramento nada mais é do que uma ligação entre o aparelho elétrico e o ponto de luz da concessionária. Dessa forma, ele conduz a descarga e evita que ela chegue nas pessoas. Isso é feito por meio de um fio, mas qual fio usar para aterramento de chuveiro?

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

A solução pode ser instalar um Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS), que detecta erros na tensão elétrica. Ele direciona as elevações dessa tensão para o sistema de aterramento, impedindo a queima dos equipamentos.

Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa. Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro.

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

Normalmente, existe a indicação na embalagem do chuveiro sobre o tipo de cabo correto para a instalação, considerando a potência e tensão do chuveiro. Conhecendo a corrente, é possível saber qual o fio mais compatível. Para um chuveiro de 127V e 5500W, por exemplo, um fio de 10mm é o mais recomendado.