O que acontece se levar 7 pontos na carteira provisória?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Em primeiro lugar, na CNH provisória, uma multa de 7 pontos significa que o condutor não poderá pegar sua CNH definitiva.

Na CNH provisória o motorista pode até cometer infrações, mas a contagem de pontos é diferente da definitiva. Em abril de 2021, o Projeto de Lei 3267/19, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entrou em vigor. Na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, o limite das multas passou para 40 pontos.

Portanto, você não poderá transferir autuações de trânsito que você é o responsável exclusivo daquela determinada infração ou não poderá assumir infrações que sejam de responsabilidade de outro condutor. Você terá que recorrer da multa para tentar evitar a perda da CNH!

Caso o recém-habilitado cometa pelo menos uma infração grave ou gravíssima, ele pode perder sua PPD (Permissão Para Dirigir).

Como saber se perdi minha CNH provisória? Com a carteira provisória em mãos, é possível verificar sua situação no site do DETRAN do seu estado. Caso tenha dúvidas sobre a existência de multas ou precise de informações sobre sua carteira de motorista, não hesite em consultar o órgão.

A penalidade de suspensão da CNH, pode-se dizer, não é tão rigorosa quanto à perda da possibilidade de retirar a CNH definitiva, uma vez que, com a suspensão, o condutor não precisará refazer o processo de habilitação para voltar a dirigir, mas ser aprovado no Curso de Reciclagem.

É possível recorrer a multa grave ou gravíssima com a CNH provisória? Sim, a Constituição Federal garante o direito de todos os cidadãos de recorrer a penalidades impostas a ele. Sendo assim, é possível recorrer a multa grave ou gravíssima com CNH provisória e evitar a cassação da mesma.

1 ano

Cada pontuação tem o prazo de validade de 1 ano a contar da data da infração. Após esse período, os pontos expiram.

12 meses

Os pontos na CNH expiram após 12 meses corridos. Isso significa que os pontos lançados na CNH em 12 de julho de 2022 expirarão em 12 de julho de 2023. É o período de 12 meses que compreende o somatório de uma pontuação que pode gerar uma punição pelo atingimento do teto de pontuação permitida.

Segundo o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro, o limite atual é de 20 pontos para quem comete duas ou mais infrações gravíssimas, 30 pontos caso tenha uma infração gravíssima ou 40 pontos caso não haja nenhuma infração gravíssima no prontuário.

Posso ser motorista de aplicativo com CNH provisória? A resposta é não. As empresas de aplicativo aceitam apenas parceiros que possuem a CNH definitiva e que tenha a permissão para exercícios de atividade remunerada (EAR) em sua CNH.

40

De acordo com as novas regras, o limite de pontos que pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou de 20 para 40. No entanto, o total de pontos para perder a carteira temporariamente pode diminuir conforme a quantidade de multas gravíssimas acumuladas pelo condutor.

Caso cometa uma multa grave ou uma multa gravíssima, sua carteira provisória será cassada. Na prática, ele não receberá a CNH definitiva e terá que recomeçar o processo de habilitação do zero. Isso inclui exames médico e psicotécnico, aulas teóricas e práticas e provas teórica e prática para obter uma nova permissão.

Outro procedimento capaz de tirar pontos da CNH é a conversão da multa em advertência por escrito. Se você cometer uma infração de natureza leve ou média e não ter cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses, então poderá ter sua multa convertida em advertência.

Qual será o procedimento se o infrator ultrapassar a pontuação? Confirmada as infrações, o condutor receberá uma notificação do órgão e terá um prazo de 48 horas para comparecer na unidade e entregar a carteira de habilitação. Todavia, o período de suspensão começará a valer a partir da entrega da CNH.

Caso o condutor tenha uma infração gravíssima, o limite passa a ser de 30 pontos. O limite será de 20 pontos caso o motorista cometa duas ou mais infrações gravíssimas. O período de vigência dos pontos em todos os casos é de 12 meses.

A plataforma aceita a PPD sim!

aplicativos que só permitem CNH Provisória é só o iFood.