O que acontece se lesionar o nervo oculomotor?

Perguntado por: edantas6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma paralisia do 3º nervo craniano pode prejudicar os movimentos dos olhos, a resposta das pupilas à luz, ou ambos. Essas paralisias podem ocorrer quando a pressão é colocada sobre o nervo ou o nervo não é irrigado com sangue suficientemente.

O quarto nervo craniano inerva o músculo oblíquo superior, de modo a paralisia também é conhecida como paralisia oblíqua superior. A fraqueza do músculo oblíquo superior causa uma combinação de estrabismo vertical, horizontal e torcional dos olhos. O estrabismo vertical é normalmente o desvio mais perceptível.

O nervo oculomotor possui sua origem no mesencéfalo; a partir desse ponto, atravessa a dura-máter no sentido lateral ao diafragma da sela que atua como teto para a glândula hipófise, depois transpassa o teto e a parede lateral do seio cavernoso.

Para examinar o nervo oculomotor, solicita ao paciente que siga a movimentação do dedo do examinador, sempre deslocando para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo e analisando a movimentação do globo ocular.

O nervo óptico pode ser danificado por determinados tipos de doenças oculares como: glaucoma, neurite óptica entre outras. Ele também pode ser danificado devido ao uso de drogas, alguns medicamentos — por exemplo, o embutamol — e outras doenças, como o diabetes.

Sob o controle do nervo facial (nervo craniano VII), o orbicular do olho fecha os olhos.

O nervo oculomotor é o terceiro dos doze nervos cranianos e consiste de fibras aferentes e eferentes. As fibras eferentes primárias têm origem no núcleo do nervo oculomotor, saem do crânio pela fissura orbitária superior, e inervam todos os músculos extraoculares, exceto o músculo oblíquo superior e o reto lateral.

A paralisia do 3º par craniano prejudica a motilidade ocular e, às vezes, a função pupilar. Os sinais e sintomas são diplopia, ptose, paresia da adução do olho e do olhar para cima. Quando a pupila é afetada, ocorre prejuízo na dilatação pupilar e deficiência de reflexos à luz.

O III par craniano, o Nervo Oculomotor, é um nervo exclusivamente motor, ainda bem que o nome ajuda! heheheh. Bem, ele se origina no sulco medial do pedúnculo cerebral. Sua origem aparente no crânio é a fissura orbital superior.

Existem varias causas de paralisia ocular e as principais são traumatismos na cabeça e relacionado a diabetes e pressão alta. Quando a paralisia é causada por traumatismo, o uso de anti-inflamatórios pode acelerar a recuperação.

A paralisia de Bell ou paralisia facial periférica é uma condição na qual o nervo facial que controla a contração da musculatura do rosto, é lesado por uma inflamação, que leva o nervo a parar de funcionar parcialmente ou completamente.

A constrição da pupila ocorre em situações de alta luminosidade. Essa ação é produzida pela músculo esfíncter da pupila através do controle do sistema nervoso parassimpático (nervo craniano III: oculomotor).

Olhos (pupilas)
A inervação parassimpática transmitida pelo nervo oculomotor resulta em dois tipos de reações no olho: Contração do músculo esfíncter da pupila, levando à constrição da pupila (miose).

O III nervo craniano. O nervo oculomotor envia fibras motoras para os músculos levantador da pálpebra, reto superior, reto inferior e oblíquo inferior do olho. Envia também fibras eferentes parassimpáticas (via gânglio ciliar) para os músculos controladores da constrição e acomodação da pupila.

O que é oftalmoplegia? A oftalmoplegia é caracterizada por paralisia ou fraqueza em um ou mais músculos oculares. A doença pode afetar qualquer um dos seis músculos oculares externos que controlam o movimento dos olhos ou os três músculos oculares internos que controlam o tamanho da pupila e ajudam o foco do olho.

O quarto nervo craniano é chamado nervo troclear e o sexto nervo craniano é chamado nervo abducente. Cada um deles inerva um músculo ocular envolvido no movimento ocular. O quinto nervo craniano é chamado nervo trigêmeo. Proporciona sensação de toque facial (incluindo sensação ocular).

Nervo lombar

Dos nervos a seguir, qual é o único que não é considerado um nervo craniano? a) Nervo lombar.

O tratamento para inflamação do nervo óptico pode ser feito com medicamentos corticosteróides para reduzir a neuroinflamação, ou cirurgia para descomprimir o nervo óptico, que podem ser necessários em casos oncológicos.

Não há cirurgia para neurite óptica. A neurite óptica é uma inflamação ocorrida no nervo óptico, que geralmente é tratada com medicamentos.

Infelizmente, não há tratamento para reverter a atrofia do nervo óptico.

O nervo óptico, além de sensível, é componente insubstituível para possibilitar a visão, por isso, qualquer alteração, ainda que mínima, pode comprometer a função dos olhos. Muita vezes, após seu comprometimento total, não é possível recuperar o nervo óptico.