O que acontece se lesionar a coluna cervical?

Perguntado por: lmata7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico e acima de C4 interrompem o controle da respiração e ele para de respirar instantaneamente. Lesão grave acima da vértebra C4 provoca morte instantânea, embora não exista nenhum ferimento aparente.

Tratamento Cirúrgico de lesão na coluna cervical: Discectomia Cervical Anterior com Fusão. É uma cirurgia feita na coluna cervical e tem por finalidade aliviar a pressão exercida sobre as terminações nervosas ou sobre a medula espinhal. Nesse procedimento realiza-se uma fusão entre vértebras através de um enxerto ósseo ...

A dor na cervical é preocupante quando acompanhada de febre, mal-estar, dormência nas extremidades ou após traumas. Procure atendimento médico. A dor na cervical é comum em muitos indivíduos devido a posturas inadequadas, tensões diárias e outros fatores.

Drauzio – Qual é a diferença entre paraplegia e tetraplegia? Osmar José S. de Moraes – Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia.

3 Tipos de dores na coluna

  • Dor na lombar (LOMBALGIA) A lombalgia é caracterizada pela dor no final da coluna. ...
  • Dor na cervical (CERVICALGIA) Ela aparece na parte de cima das costas, e é conhecida como cervicalgia. ...
  • Lordose e Escoliose. As alterações na curvatura da coluna podem ocorrer devido a diversos fatores.

Esse problema leva a sintomas como dor, queimação, perda de sensibilidade ou dormência no local. Isso acontece porque ocorre uma compressão dos nervos. Essa lesão pode afetar a região cervical e a lombar, sendo que no segundo caso pode irradiar os desconfortos para a pernas e os pés.

Além das dores, os pacientes com essa condição apresentam rigidez e dormência na região cervical, assim como uma limitação nos movimentos para evitar que a dor na coluna vertebral se intensifique. Há ainda casos em que o paciente pode sentir dor de cabeça, febre e redução da força nos braços e até mesmo nas pernas.

Uma das doenças na coluna muito comuns é a cervicalgia, popularmente conhecida como torcicolo. Apesar de parecer inofensiva, a patologia pode afastar muitas pessoas do trabalho. Na sua fase crônica, ela pode ser o motivo do afastamento por mais de 15 dias, o que gera direito ao auxílio-doença.

Exames para identificar a cervicalgia
Quando necessário, o médico solicitará exames de imagem, também chamados de exames complementares. Os exames complementares mais usados para cervicalgia são radiografias e ressonância magnética. Portanto, exames radiológicos não subsituem a avaliação clínica.

Melhores exercícios para a coluna cervical

  1. 1 – Flexão lateral. Sente-se numa cadeira e mantenha a coluna reta e apoiada na cadeira. ...
  2. 2 – Flexão para trás e frente. ...
  3. 3 – Giro lateral. ...
  4. 4 – Movimente os ombros. ...
  5. 5 – Flexão para frente. ...
  6. 6 – Tração cervical. ...
  7. 7 – Posição de lótus.

Na maioria das vezes, as dores cervicais melhoram depois de uma ou duas semanas, mas é importante procurar ajuda médica para analisar a causa da dor e a amplitude do problema.

Com a compressão de C1 sobre C2, ocorre a ruptura do atlas nos pontos de maior fragilidade. Estes locais são os arcos posterior e anterior que, quando fraturados, permitem o afastamento das massas laterais e conseqüente aumento da área do canal. Isso justifica a pequena associação com lesão neurológica dessas fraturas.

O desconforto pode ser tão acentuado que limita a mobilidade cervical, tornando difícil ou doloroso mover a cabeça em certas direções. Outro sinal de que a cervical está inflamada é a dor irradiante. Essa dor, originada na região cervical, pode se estender para os ombros, braços e até mesmo dedos.

Os derivados de opióides também fazem parte de remédio para coluna inflamada, porém, são recomendados em casos de dores mais fortes. Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina. Agora, com dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

Diagnóstico. O diagnóstico da cervicalgia é feito por um médico especialista em coluna, normalmente, ortopedista. Quando o paciente for à consulta, é importante não omitir detalhes do médico e falar das dores, das atividades do dia a dia, dos exercícios, etc.

Quais os sinais e sintomas?

  1. incontinência fecal ou urinária;
  2. incapacidade de mover os membros inferiores;
  3. perda de sensibilidade e formigueiro na parte inferior do corpo;
  4. disfunção sexual;
  5. dificuldades na respiração;
  6. dificuldade para manter determinadas posturas, como sedestação e ortostase.

A luxação é definida como a perda de contato de facetas articulares, no caso da coluna cervical (C2-C7), podendo levar a um uni ou bilateral bloqueio de facetas articulares. A instabilidade gerada implica uma mobilidade anormal e a incapacidade da coluna cervical de evitar danos neurológicos sob condições fisiológicas.

Assim, até um ligeiro movimento da pessoa lesionada pode fazer com que a coluna se desloque, exercendo pressão sobre a medula espinhal. A pressão exercida sobre a medula espinhal aumenta o risco de paralisia permanente.

Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.