O que acontece se ler 1 livro por dia?

Perguntado por: dmaldonado6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Obviamente, quando lemos apenas um livro por vez, já estamos exercitando o nosso cérebro e isso é muito importante, especialmente em um país em que 44% da população não tem o hábito da leitura.

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Por outro lado, autores defendem que apenas 5 páginas de leitura por dia podem fazer diferença ao final de um ano. Para isso, torna-se necessário observar apenas duas regras: Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido.

A leitura tem a capacidade de reduzir os níveis de estresse, de tal forma que relaxa os músculos melhorando o seu estado de espírito. A leitura frequente pode colaborar para que se tenha uma saúde melhor, facilitando a realização de atividades cotidianas.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

40 a 50 páginas, em média , é o que um adulto pode ler por hora.

Na regra das 50 páginas, como o nome já indica, você lê um livro até a página 50 e, então, decide se quer continuar lendo ou não. A ideia é que você teste a leitura, perceba se você está entendendo a linguagem, se está curioso com o que vai acontecer em seguida e se quer, mesmo, investir tempo naquele livro.

7 benefícios da leitura para a sua vida acadêmica

  • Desenvolve o pensamento crítico. ...
  • Diminui o estresse. ...
  • Aumenta o vocabulário. ...
  • Expande a criatividade. ...
  • Melhora a capacidade de argumentação. ...
  • Ajuda a ter mais empatia. ...
  • Aprimora a interpretação de texto.

O ideal é que esses trabalhos sejam sempre feitos sempre em períodos em que o cérebro está mais ativo como pela manhã ou no meio da tarde. Após o almoço, final da tarde e durante a noite são momentos em que você começa a ter maior cansaço e consequentemente as informações não serão armazenadas com tanta eficácia.

Faça um teste para saber o tempo da sua velocidade de leitura!

  1. Conte o número de palavras das 3 primeiras linhas do mesmo texto. ...
  2. Divida o número total de palavras das 3 primeiras linhas por 3. ...
  3. Multiplique o número médio de palavras por linha pelo número de linhas que você leu em um minuto.

A segunda dica para ler 2 livros ao mesmo tempo é ler cada um deles em um momento diferente do dia. Por exemplo, você pode ler um deles sempre pela manhã, antes de ir trabalhar. E o outro à noite, antes de dormir. Esse distanciamento facilita a absorção do conteúdo e ajuda a não misturar as coisas.

Uma super habilidade que irá fazer você conquistar muitas coisas em sua vida aqui você irá aprender como ler um livro em 4h00 acessar muito mais sabedoria e absorver de maneira muito mais eficiente os conteúdos que você estuda.

Sabia que a leitura em voz alta é excelente para ajudar a se concentrar mais? Isso mesmo. O leitor tende a ficar mais atento ao que está escrito e à forma de pronunciar as palavras. Além disso, essa prática é ideal para fixar conteúdos na mente.

Ler em uma posição desconfortável ou ficar fazendo movimentos com a cabeça, o pescoço ou os braços – o que inclui acompanhar a leitura com o dedo ou um lápis – são características do mau leitor. “Quando lemos, só nossos olhos devem se mover, e o resto do corpo deve permanecer perfeitamente relaxado.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

Os viciados em livros estão familiarizados com o processo de apaixonar-se por um livro e consideram que ler é uma parte tão importante da vida como comer, dormir ou, mesmo, respirar. São raros os que, dentro da estirpe, se querem livrar do vício.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.