O que acontece se lavar o nariz com soro gelado?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Não. A lavagem nasal tem que ser realizada com o soro na temperatura ambiente. Quando a gente vai fazer a lavagem com alto volume é bem importante que a água esteja morna, para não incomodar… água gelada ou o soro gelado não pode de maneira nenhuma.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

É importante ainda manter o soro armazenado na geladeira, já que a baixa temperatura diminui os riscos de proliferação de fungos e outros micro-organismo. O ideal, portanto, é comprar o produto em embalagens pequenas para ser utilizado mais rapidamente, sem desperdício.

O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.

Qual a temperatura que o soro precisa estar? O ideal é o soro estar em temperatura ambiente ou morno, nunca gelado. Dessa forma, mesmo a secreção mais espessa consegue ser eliminada.

Uma maneira simples e efetiva que é recomendada para aliviar a sensação de nariz entupido é a chamada irrigação ou lavagem nasal.

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

As compressas mornas ajudam a deixar as secreções mais fluidas e têm um efeito semelhante ao do vapor. Umedeça uma toalha em água quente, ou passe o ferro sobre o tecido até que esteja quente. Em seguida, coloque sobre o rosto na região do nariz e deixe a temperatura esfriar por cerca de 15 minutos.

Tem dois motivos principais para isso acontecer. O primeiro motivo é fazer a lavagem com muita pressão. A lavagem nasal deve ser feita com muito volume e POUCA pressão.

Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.

A ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebro', pode causar uma infecção conhecida como meningoencefalite amebiana primária. De acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o verme penetra no cérebro humano por ingestão de água contaminada ou pelo contato com essa água com a pele.

Tem perigo da lavagem nasal ir para o pulmão? Quando feito CORRETAMENTE, o soro sai pela outra narina, ou pela mesma narina e também pode ser engolido pela criança (não há risco nisso). PORÉM, quando o procedimento é feito de maneira INCORRETA, o soro pode ir para o PULMÃO, OUVIDO ou até mesmo CÉREBRO.