O que acontece se jogar vinagre nas plantas?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Age como herbicida, fungicida e inseticida: diante das ameaças de ervas daninhas, fungos e insetos, o vinagre é o melhor aliado natural. O vinagre contra fungo nas plantas também pode repelir muitos insetos e, assim, prevenir pragas e outros danos às plantas.

Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas. Pode também usar esta solução para combater os ataques de fungos às árvores (apenas se estas não forem sensíveis ao vinagre como é óbvio).

Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta. Borrife diretamente neles uma mistura de 240 ml de água e 120 ml de vinagre de álcool. Limpe a folha com um pano úmido para retirar o excesso de vinagre de produto.

Você pode diluir o vinagre com água e pulverizar a terra das plantas, além de pedras colocadas em volta delas. Outra alternativa é colocar tigelas com água e um pouco de vinagre em volta das plantas ou de seus vasos, ou então na cozinha caso você tenha problema com esses insetos dentro de casa.

Como eliminar pulgões com detergente e vinagre
Molhe suas plantas diariamente com esse inseticida com vinagre e detergente e verá como, graças ao sabão, o pulgão se separará facilmente da superfície, deixando seu jardim ou vasos livres desta praga. O ideal é que se utilize um borrifador para espalhar a mistura.

O bicarbonato de sódio tem ação antifúngica e protege seus vegetais de uma enorme quantidade de pragas. Aliás, ele também atua como bactericida e afasta a maior parte dos insetos de seu jardim. Basta misturar 500 ml de água, 1 colher de leite e meia colher de bicarbonato de sódio.

Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.

Borrifar água sobre as folhas ajuda bastante na hidratação das plantas, já que, por conta do calor, elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar água fará com que elas se sintam mais fresquinhas, e também irá reduzir as temperaturas quentes, além de fazer com que as folhas se expandam.

Como não gostam de umidade, procure borrifar água na planta regularmente. Para casos mais severos, faça uma calda usando 10 cm de fumo de rolo e 50 g de sabão de coco. Deixe de molho em 1 litro de água por 24 horas; depois coe a mistura e borrife nas plantas.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

Para combater: isole a planta, leve para um local afastado das outras e faça a remoção das folhas atacadas. Escolha um local bem arejado, com boa ventilação e luminosidade. “Se apenas com esses cuidados a planta tiver bom desenvolvimento, continue com as regas e as manutenções em dia.

O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.

Comece com 400 ml de vinagre incolor.
O vinagre contém ácido acético, capaz de matar ervas daninhas com eficácia. Lembre-se de que ele não é seletivo, ou seja, matará qualquer planta que entrar em contato com ele, não só as ervas daninhas.

O pulgão indica que há excesso de nitrogênio. A falta de cálcio provoca a incidência de cochonilhas e também de lagartas, cuja presença sinaliza ainda a falta de boro. “Quase todas as pragas estão relacionadas à deficiência na adubação”, alerta.

Replante a suculenta. O ideal é utilizar um novo substrato e higienizar bem o vaso com detergente e vinagre ou água sanitária antes de replantar. Não faça isso nos momentos mais quentes do dia. Como ela foi replantada deixe-a na sombra por uns dois dias.

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.