O que acontece se jogar soda na fossa?

Perguntado por: nlessa . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como falamos, a soda é um material corrosivo. Enquanto a soda não é suficiente para corroer os canos, ela é capaz de amolecer o material e danificar toda a sua estrutura. Pode até ser que você seja capaz de desobstruir o cano, porém, pode acabar danificando o PVC e prejudicando sua estrutura.

O Fossa Trat é um produto para secar fossa 100% natural, não tóxico e não patogênico. Ele realiza um tratamento biológico preventivo que ajuda a elevar a eficácia da ação que já ocorre naturalmente nas fossas.

A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.

Alguns produtos dos mais usados são:

  1. Fermento químico;
  2. Combinação de ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e água;
  3. Produtos comercializados com a finalidade de “afastar o mau odor”.

Alguns produtos que geralmente utilizamos na limpeza do vaso sanitário podem matar as bactérias da fossa, fazendo com que ela pare de funcionar. Não pode usar: Água sanitária, produtos com cloro e desinfetantes com cheirinho.

É extremamente vital que você faça isso à noite, pois o soda cáustica precisa de pelo menos 12 horas para mostrar seus efeitos.

Perigos Físicos e Químicos Reage violentamente com ácidos fortes, e portanto, deve-se evitar o contato. A adição de água ao produto concentrado, libera calor e pode causar fervura e respingos de produto quente e cáustico.

Metais pesados: Podem ser destruídos com soda cáustica e acondicionados em galões ou tambores devidamente rotulados como “resíduos químicos”, até que sejam entregues à empresa especializada contratada para o seu descarte.

Como a gordura não se decompõe no tanque, ela acaba se acumulando e enchendo a fossa mais rápido, o que diminui o tempo demandado entre uma manutenção e outra. Portanto, sempre que possível, não jogue gordura e outros tipos de alimentos no ralo. O objetivo é reduzir a quantidade de sólidos que entram no tanque.

Escoar a água das pias diretamente na fossa séptica pode fazer com que microrganismos importantes na decomposição de desejos sejam comprometidos por algum dos produtos de limpeza que usamos, como sabão, detergente e sabonetes.

Se a sua fossa já estiver cheia ou prestes a vazar, ela pode exalar um odor desagradável que poderá ser sentido ao entorno dela, em alguns casos o odor flutua como brisa, levando o mau cheiro para dentro de casa ou estabelecimento comercial.

E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando o processo. Já para quem tem rede coletora de esgoto, jogar papel na privada só está liberado em prédios, que têm mais pressão da água para empurrar o papel por aí. Se você mora em casa precisa conhecer bem o encanamento.

O ideal é ter uma vegetação baixa perto da fossa para que não danifique o sistema. Além disso, a grama é uma excelente forma de saber se a fossa está funcionando bem. Se perceber que está constantemente úmida, algum problema está acontecendo na sua fossa. Se puder escolher, opte pelo chão gramado e não pelo cimento.

Toda vez que chove a água da fossa retorna pela tubulação do banheiro. Não é entupimento, já que ocorre com chuva.

Como acabar com cheiro de esgoto no banheiro? Coloque 3 colheres de bicarbonato de sódio no ralo do banheiro. Depois, coloque água e vinagre em uma panela e deixe ferver Despeje a mistura no ralo do banheiro. Fará uma espuma e assim que ela sumir aplique CIF Banheiro.

Esse problema geralmente é causado pelo entupimento dos vasos sanitários, ralos e pias. Além de o clima no ambiente ficar bastante desagradável, esse mal pode prejudicar a saúde das pessoas, uma vez que os gases que circulam nos esgotos e nas tubulações são nocivos aos seres humanos.

Por si só a fossa já abriga dejetos que apresentam odores mais pesados, o que acontece é esse odor pode voltar pelo encanamento para o banheiro, ralo da pia ou mesmo da lavanderia e se espalhar pela casa.

Na fossa séptica só entram os dejetos que vem do vaso sanitário. A água que vem das pias e ralos devem seguir para outro caminho, uma vez que elas contam com a presença de detergentes e sabão que podem matar microorganismos que são necessários para a decomposição do esgoto.