O que acontece se jogar na altitude?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Além do prejuízo ao desempenho, a exposição aguda à altitude provoca mal-estar durante os primeiros dias de exposição, como dor de cabeça, náuseas, tonturas e indisposição gástrica, entre outras.

Os efeitos incluem sonolência, dor muscular, fadigas muscular e mental, cefaléia, náusea e euforia. Isso acontece sem o atleta fazer exercício.

1) Água, água, MUITA água. Beber água é o segredo número 1 da aclimatação. Pode parecer estranho, mas encher o corpo de líquidos reduz os efeitos da altitude no seu corpo. Estou falando de grandes quantidades de água, de 4 a 6 litros por dia, caso tenha atividades físicas como esqui ou caminhadas programadas.

A altitude provoca sonolência, dor de cabeça – denominada cefaleia – fadiga muscular precoce, dor muscular inadequada, sensação de náusea e vômito. Tais efeitos causados pela rarefação do oxigênio são potencializados quando esse indivíduo não adaptado pratica atividades físicas.

O combate ao mal de altitude começa na definição do roteiro: programe uma passagem sem correria pelas cidades mais altas, reservando o primeiro dia para se aclimatar. Mascar folhas de coca é uma tradição andina que alivia o mal-estar. As folhas também podem ser usadas para fazer chá; fica bem gostoso.

Com o aumento da altitude, a porcentagem de oxigênio permanece constante em 21%, porém o oxigênio realmente absorvido por nosso organismo diminui. Em uma altitude de 3600m, a pressão atmosférica é de 0,6 atm (480 mmHg) e nosso organismo absorve cerca de 40% a menos de oxigênio.

Campos do Jordão

Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções.

O tempo ideal para uma aclimatação estável, numa média geral, fica em 15 dias para uma altitude de 2.500m, a partir daí, cada elevação de 610m necessita de uma semana adicional para uma aclimatação total. As adaptações produzidas pela aclimatação dissipam-se em cerca de 20 dias após retorno ao nível do mar.

As consequências são: Falta de ar, dores de cabeça, cansaço, embrulho no estômago, ou simplesmente um mal-estar. Saiba tudo sobre o mal da altitude e o que deve ser feito para minimizar suas consequências!

Hernando Siles (Bolívar e The Strongest, La Paz, Bolívia): 3.600 metros; Gonzalo Pozo Ripalda (Aucas, Quito, Equador): 2.800 metros; Banco Guayaquil (Independiente del Valle, Quito, Equador): 2.800 metros; Monumental Virgen de Chapi (Melgar, Arequipa, Peru): 2.300 metros.

O principal interesse da realização do treinamento em altitude é a melhora na capacidade de transporte de oxigênio no sangue, através de um aumento na conteúdo de hemoglobina.

Após a prática esportiva repor os estoques de glicogênio muscular com ingestão de carboidratos e acrescentar proteínas para rápida recuperação muscular. Parece não haver aumento da necessidade proteica na altitude, preconiza-se a ingestão de 1,2 a 1,8g de proteínas/kg de peso.

Existe um remédio bem conhecido para a prevenção ou combate aos efeitos do mal de altitude: ele se chama Acetazolamida, no Brasil tem o nome comercial de Diamox. Ele funciona de forma diferente das soroche pills, já que ajusta seu corpo para os efeitos da altitude, ao invés de apenas aliviar os sintomas.

La Rinconada

Um estudo internacional identificou como é possível viver com pouquíssimo oxigênio na cidade de La Rinconada, no Peru, que fica a 5,1 mil metros de altura e é a mais alta do mundo.

O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O território não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.

Subir lentamente é a melhor maneira de evitar a doença das alturas. Evitar atividades pesadas, como esqui, caminhadas, etc, nas primeiras 24 horas em altitude elevadas reduz os sintomas do mal de montanha.

Ainda no quesito altitude, mas no extremo oposto, o título de mais baixa não fica com nenhuma cidade, ou melhor, fica com várias. Com mais de 8 mil quilômetros de litoral, o Brasil tem 138 cidades a 0 metro de altitude. O estado com mais municípios no nível do mar é o Maranhão, com 35.

O ar fresco desses lugares significa menos poluição, menos casos de deficiência respiratória e respiração melhor para pessoas que tem asma, ou seja, é uma das maiores vantagens do local. Um estudo mostrou que andar nesses picos diminui a depressão, o estresse e a hostilidade.

O relevo brasileiro tem formação antiga em razão das atividades internas do planeta Terra e de muitos ciclos climáticos. Mantém vários planaltos, planícies e depressões, consequência das suas formações de litosfera – camada sólida mais externa.

O Aconcágua, localizado na porção argentina da Cordilheira dos Andes, é a montanha mais alta da América do Sul, com quase 7.000 metros de altitude.