O que acontece se inverter um diodo?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Se invertermos a polaridade do diodo trocando o anodo pelo catodo veremos que a forma de onda resultante no anodo será apenas o semiciclo negativo. Alteração da onda com uso de diodo retificador quando a corrente está invertida!

Quando é aplicada esta tensão contrária à polaridade normal do diodo, há um aumento da região de depleção, não permitindo a passagem de corrente elétrica.

Invertendo a polaridade do diodo, tem-se ceifador de semiciclos negativos com nível de -0,7 V. Funciona como o limitador positivo porém é possível definir o nível de corte adicionando- se uma fonte de tensão em série com o diodo sendo o nível de ceifamento V + 0,7.

Polarização diretadiferença de potencial VD > 0 aplicada aos terminais PN do diodo; Polarização reversadiferença de potencial VD < 0 aplicada aos terminais PN do diodo; Sem polarizaçãodiferença de potencial VD = 0 aplicada aos terminais PN do diodo.

No modelo, o diodo se comporta como um curto-circuito quando atravessado por uma corrente que vai do anodo para o catodo, chamada de corrente direta, e como um circuito aberto quando há uma diferença de potencial negativa entre seus terminais.

Os diodos podem ser encontrados com diferentes funções, sendo a mais comum a função de servir como uma espécie de retificador, convertendo tensão alternada em tensão contínua. O tipo mais comum é o diodo emissor de luz (LED), utilizado com frequência em telas LED.

Tensão reversa máxima (VRmax) – Também conhecida como tensão de ruptura. É a máxima tensão reversa que o diodo suporta. Quando esse valor é atingido, o diodo perde suas características operacionais desejadas.

Ou seja, caso o diodo seja polarizado corretamente, ele irá permitir a passagem de corrente, porém, caso ele seja polarizado inversamente, ele atuará abrindo o circuito, como na imagem abaixo. Esse comportamento característico do diodo gera uma curva de corrente em relação à tensão muito característica.

Fabricação. O diodo Zener difere do diodo convencional pelo fato de receber uma dopagem (tipo N ou P) maior, o que provoca a aproximação da curva na região de avalanche ao eixo vertical.

O tempo que a corrente leva até parar de fluir totalmente é chamado de tempo de recuperação reversa. Em algumas aplicações, esse tempo de recuperação reversa não pode ser longo, já em outras, não há problema de ele existir.

Invertendo a polaridade da pilha, o que acontece? R. Ao inverter o pólo da pilha, inverte-se o sentido da corrente elétrica no fio, por isso, a orientação da agulha também se inverte: gira sentido horário, mantendo-se também perpendicular ao fio.

Inverter a polaridade em um circuito pode arruinar a fonte de energia ou até mesmo causar uma explosão. Conectar os fios errados, como usar um fio positivo em vez do negativo, também pode arruinar os próprios fios.

Se invertermos a polaridade das pontas de prova em relação à tomada, nenhuma diferença será notada. Além disso o valor lido pode ser um pouco oscilante, devido à instabilidade da tensão da rede de energia.

Funcionamento do Diodo Zener:
Quando o diodo Zener atinge uma tensão chamada de Zener (geralmente bem menor que a tensão de ruptura de um diodo comum), o dispositivo passa a permitir a passagem de correntes bem maiores que a de saturação inversa, mantendo constante a tensão entre os seus terminais.