O que acontece se ingerir estanho?

Perguntado por: lgouveia4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O consumo de grandes quantidades de compostos inorgânicos de estanho pode causar dor de estomago, anemia e problemas no fígado e nos rins. O principal efeito adverso de níveis excessivos de estanho em bebidas enlatadas (acima de 150 mg/kg) e alimentos enlatados (acima de 250 mg/kg) é irritação gástrica aguda.

Podem ser usadas para soldagem de alumínio, cobre e suas ligas, como latão (cobre e zinco) e bronze (cobre e estanho), mas não servem para soldar outros metais, como o ferro. As soldas de estanho são largamente utilizadas para soldagem principalmente na eletro-eletrônica e na hidráulica.

A exposição ao calor intenso e à radiação emitida durante o processo de soldagem pode levar a queimaduras e danos permanentes na pele. Já a radiação emitida pelos arcos elétricos pode levar a lesões oculares, queimaduras nos olhos e até mesmo cegueira.

É um metal de coloração branco-prateada com tintura levemente amarelada, cujo símbolo é Sn e possui massa atômica = 118,7 u. O estanho é maleável, pouco dúctil, possui baixo ponto de fusão e é altamente cristalino. É maleável quando se encontra a baixas temperaturas, porém é frágil quando aquecido.

Em resumo, os três tipos principais de estanho para soldar são à base de chumbo, sem chumbo e com fluxo.

O estanho é considerado por alguns autores como um metal pesado, e alguns de seus compostos possuem certa toxicidade. Além dos usos já citados, o estanho é empregado na fabricação de folhas de flandres, soldas, outras ligas metálicas, como o peltre, produtos químicos em geral e outras aplicações de menor importância.

O estanho é um metal branco prateado, maleável, altamente dúctil, de baixo ponto de fusão e altamente cristalino.

O Estanho para Solda é um composto feito através de bases de estanho e chumbo que são misturadas e preparadas nas mais diversas proporções, assim como podem ser adicionados outros elementos em pequena quantidade, por exemplo, o antimônio, a prata e o bismuto.

Em geral o estanho de solda possui ponto de fusão situado entre ~200°C e 300°C.

O metal estanho (Figura 1) tem símbolo Sn, número atômico 50, massa atômica 118,71 e densidade 7,29 g/cm3. O estanho vem sendo empregado em utensílios diversos há quase três mil anos, sendo assim um dos primeiros metais utilizados pelo homem. Apresenta-se como um metal esbranquiçado, mas também ligeiramente azulado.

Os preços do estanho mergulharem 35% no terceiro trimestre e ficaram 52% abaixo do pico de março, como reflexo da fraca demanda do setor de eletrônicos. A produção também aumentou consideravelmente, especialmente no primeiro semestre do ano, após o aumento das exportações por parte de pequenos produtores da Indonésia.

Em média, um usuário conseguirá achar estanho solda por valores entre R$ 7,20 e R$ 220,66.

'S' significa que durante o teste de água, as partes móveis da máquina estão paradas. Grau de isolação Grau de isolação.

A inalação das partículas perigosas liberadas ao longo do processo de soldagem também é um risco ocupacional. Afinal, essas partículas podem atingir os pulmões dos soldadores e, ao longo do tempo, causar lesões e doenças respiratórias, com sequelas para o resto da vida desses profissionais.

Qualquer pessoa que esteja próximo ao soldador, passar e olhar fixamente para o arco elétrico, corre o risco de queimadura. A grande causadora desse problema é a luz ultravioleta presente no arco elétrico. É ela quem queima a córnea, causando a alteração que chamamos de CERATITE.

Um estudo quantificou que ser-se soldador implicava um risco 25 a 40% superior de cancro do pulmão, ainda que poderão funcionar como variáveis confundidoras os asbestos, a sílica e a radiação ionizantes, para além do tabagismo.