O que acontece se frear na curva?

Perguntado por: noliveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Porém, ao se acionar os freios de um carro numa curva, corre-se o risco de perder a aderência dos pneus com o solo. Se isso acontece, a força centrífuga que age sobre o veículo tende a joga-lo para fora da pista causando um acidente.

Diante de curvas
O ato de frear também demanda tração do pneu, assim como mudar a direção da moto. Por isso, não é recomendado frear nas curvas, pois a moto pode perder o equilíbrio. Assim, se possível, endireite a motocicleta antes de frear numa curva, evitando cair da moto e também bater nos carros ao redor.

A regra geral é frear antes da curva e manter a velocidade durante a curva e retomar a velocidade ao na saída da curva. Isso vale para pista seca ou molhada, pilotando sozinho ou com garupa.

Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo. Concluindo, nós da Breque Freios ajudamos a manter o freios de seu veículo em boas condições.

POSSO PISAR NA EMBREAGEM ANTES DO FREIO.
O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio , o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.

O freio motor também deve ser usado para imobilizar o carro em vias planas. Para parar no semáforo, por exemplo, reduza as marchas enquanto pisa no freio. Quando o carro parar, coloque no ponto morto.

video_content

Outra dica para quem deseja saber como frear a moto em alta velocidade é: enquanto diminui a aceleração, acione o freio suavemente. Sendo assim, não deve haver uma lacuna grande de tempo entre a aceleração e o acionamento dos freios. Ao soltar o acelerador, aperte o freio dianteiro em um movimento suave.

A velocidade de entrada na curva é fundamental para que ela seja feita da forma mais eficiente e segura possível. É preferível reduzir a marcha e entrar em uma velocidade mais baixa com o motor “cheio” e acelerar gradualmente a entrar numa velocidade alta e ter necessidade de reduzi-la “dentro” da curva.

No caso de uma curva fechada e em descida é aconselhável trocar a marcha por outra mais reduzida (terceira ou segunda). Assim, você pode continuar acelerando.

Qual a forma correta de se fazer uma curva? Freie sempre antes entrar em curva. Caso seja inevitável freiar durante a curva, não pise no freio de uma só vez, dê leves pisadas no freio, acertando a direção do veículo.

Diminua a velocidade, com antecedência, usando o freio e, se necessário, reduza a marcha antes de entrar na curva e de iniciar o movimento do volante; Comece a fazer a curva com movimentos suaves e contínuos no volante, acelerando gradativamente e respeitando a velocidade máxima permitida.

Continuar lendo Como frear em curvas?